Depois de mais de 20 anos juntos, sendo oito na Casa Branca, Barack Obama não perdeu a oportunidade de se declarar à Michelle Obama em seu discurso de despedida, na noite de terça-feira (10).
"Michelle –há 25 anos você é não apenas minha esposa e a mãe de minhas filhas, mas também minha melhor amiga. Você assumiu um papel que não tinha pedido e o fez seu, com graça, garra, estilo e bom humor. Você fez da Casa Branca um lugar que pertence a todos. E uma nova geração passou a ter aspirações maiores por ter você como exemplo a seguir. Você me deixou orgulhoso. Deixou o país orgulhoso."
Foi o único momento em que Obama se emocionou durante a fala. Os dois se conheceram no trabalho, um escritório de advocacia, em 1989. Em entrevista à revista InStyle, Michelle contou o início do romance. "No final do primeiro encontro eu já estava arrebatada."
O primeiro presidente negro dos Estados Unidos ressaltou também a necessidade de ampliar os direitos das mulheres e acabar com a discriminação em diversas formas. "A democracia pode sucumbir quando cedemos ao medo", afirmou.
Na última sexta-feira (6), Michelle também se despediu dos americanos em um discurso contra o preconceito. “A diversidade não é uma ameaça, é o que somos”, disse a primeira-dama na Casa Branca. "Nunca deixem que ninguém os faça acreditar que vocês não têm um lugar na nossa história”, completou.
o longo do mandato do marido, Michelle participou de diversas campanhas a favor de uma alimentação saudável nas escolas, da igualdade de oportunidades para jovens e de cuidados médicos de qualidade para veteranos de guerra.
“Vou continuar ao lado de vocês”, disse ao final do discurso de despedida. Ela também fez um pedido, emocionada: "Espero que vocês estejam orgulhosos de mim”.
A dez dias de deixar a Presidência dos Estados Unidos, Obama também fez uma homenagem às filhas do casal em suas palavras finais na noite de ontem.
"Malia e Sasha, sob as circunstâncias mais estranhas possíveis vocês se tornaram duas jovens surpreendentes, inteligentes e lindas, mas, o que é mais importante, gentis, profundas e cheias de paixão. Vocês conviveram tão facilmente com o peso dos anos passados sob os holofotes. De tudo o que eu já fiz em minha vida, o que me dá maior orgulho é ser seu pai."
https://youtu.be/hNVr4p5ijJ4
https://youtu.be/kc5v97_sPRM
Nenhum comentário:
Postar um comentário