Os Palancas Negras ainda estão à espera que nova direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) nomeie o seu seleccionador, a única certeza de momento, é que o combinado angolano faz parte da série I, à mesma do carrasco Burkina Faso, com quem curiosamente inicia a corrida ao CAN 2019, nos Camarões. A CAF marcou o jogo para ser disputado entre os dias 5 e 13 de Junho.
A selecção nacional vai ao reduto dos Etalons para apagar uma das páginas mais cinzentas da sua história recente, a humilhante derrota de 3-0, no Estádio 11 de Novembro, contra o mesmo adversário. Muita coisa negativa aconteceu antes, durante e depois desse jogo de má memória, em que as feridas ainda doem, porque o pesado desaire também acabou por ser decisivo e afastou os Palancas do africano de 2015.
O cenário actual lembra em muito, o que começou a afastar Angola das fases finais do CAN, pelo que a estreia com o cabeça de série, Burkina Faso, vai ser uma boa oportunidade para os Palancas Negras mostrar obra de quem tem mesmo força competitiva para lutar pelo apuramento aos Camarões 2019.
O embate entre Etalons (cavalos ) e Palancas Negras é a grande chance para cada uma das selecções conseguir posição na corrida, que em princípio, deve ser feita à dois. O Botswana e a Mauritânia, outras equipas do grupo, aparentam ter poucos argumentos para impedir que Etalons e Palancas Negras monopolizem o grupo, amenos que os dois "fracos" se revelem uma das zebras da fase de apuramento.
À semelhança das vezes anteriores, um eventual regresso dos nossos Palancas à elite continental depende de duas alternativas, ou surpreende o favorito Burkina Faso e termina na liderança do grupo, ou soma tantos pontos quanto forem possíveis para ser repescado como um dos três melhores segundo classificados, de todas as 12 séries.
Até certo ponto, o sorteio pode ajudar a ver como proceder para as contas darem certas no final. Na primeira volta, a equipa nacional realiza dois jogos caseiros, contra os acessíveis Botswana e Mauritânia, boa chance de melhorar ou corrigir o resultado da estreia contra o Burkina. No segundo turno, os Palancas apenas jogam perante o seu público na recepção aos Etalons, um jogo capaz de decidir quem vence o grupo, se até lá a lógica do mais forte prevalecer.
A corrida aos Camarões 2019 inicia no mês de Março, entre os dias 20 e 28, com uma curta fase preliminar com dois jogos apenas. O apuramento vai estender -se de Junho deste ano a Novembro de 2018, os candidatos a participar no africano foram inseridas em 12 grupos, o vencedor de cada série obtém o visto automático, enquanto os três melhores classificados têm de aguardar a repescagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário