quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Jornalista da Rádio Despertar suicida-se depois de ser despedido

BPNGSÓ9DADES«»
Elias Xavier, antigo realizador e moderador do programa «Angola e o mundo em sete dias» da rádio Despertar, suicidou-se na tarde de domingo último, em Luanda. Desconhece-se até ao momento as razões do suicídio, sabe-se apenas que foi encontrado em casa suspenso por uma corda.

O corpo de Elias Xavier, de 34 anos de idade, foi encontrado pendurado na sala, num dos varões que suporta o tecto da casa, por volta das 18 horas, pela sua esposa Maria Viegas e um amigo da família. Maria Viegas contou que, no momento em que o seu marido decidiu pôr termo a vida, não se encontrava em casa por ter ido, seis horas antes, acudir um familiar que enfrenta problemas de saúde. Porém, no seu regresso, como é de costume, bateu a porta de casa e ninguém atendia. Chamou pelo esposo e esse não respondia. Foi então que decidiu socorrer-se da ajuda do técnico de som Marito Siquila, amigo da família, para ver o que se passava de facto, tendo em conta que, nos últimos dias, o marido evitava sair de casa. Assim, com a ajuda do amigo, arrombaram a janela e, para seu espanto, deparou-se com o corpo do companheiro pendurado já sem vida.

De acordo com a mulher, apesar do quadro depressivo que o marido nos últimos tempos enfrentava, dada a sua crise financeira, em momento algum pensou que o mesmo aproveitar-se-ia da sua ausência para pôr termo à vida e de forma tão fria. Sem ao menos escrever um bilhete a justificar a sua atitude que a todos chocou, portanto, a vizinhança, familiares e amigos. Nos últimos tempos, Elias Xavier, segundo a esposa, enfrentava um quadro depressivo preocupante.

O jornalista chegou a ser demitido da rádio Despertar, onde esteve vinculado durante sete anos. Antes da demissão, Elias esteve suspenso após ter anunciado que não iria mais realizar e moderar o «Angola e o Mundo em sete dias», programa de maior audiência da emissora na altura. A razão da discórdia era a proibição, por parte da direcção, de serem convidados do programa o jornalista e escritor Domingos da Cruz e o ex-deputado Makuta Nkondo. 

Tão logo foi tornado público a morte do jornalista, imensas mensagens de condolências à família e aos colegas de Elias começaram a ser publicadas nas redes sociais. 

Aos 33 anos de idade, Elias Xavier Fernandes deixa assim a classe jornalística angolana enlutada. “Aqui fica”, era essa a forma como Elias terminava o programa.

Nenhum comentário:

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...