quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Polícia intensifica buscas por suspeito de atacar feira natalina em Berlim

BPNGSÓ9DADES«»

Impressões digitais de Anis Amri foram encontradas em caminhão, diz imprensa alemã. Feira foi natalina foi reaberta nesta quinta-feira.

A Polícia intensificou nesta quinta-feira (22) as buscas pelo suspeito de atacar uma feira natalina de Berlim, na Alemanha. A polícia invadiu casas na cidade de Dortmund, mas promotores negaram relatos de prisões relacionadas com o tunisiano Anis Amri, que estaria conduzindo o caminhão que atropelou a multidão de visitantes na segunda-feira (19), segundo a BBC.
A imprensa alemã afirmou que impressões digitais de Anis Amr, de 24 anos, foram encontradas na porta do caminhão, segundo a Reuters.
A Associated Press afirmou que o tunisiano estava sob investigação desde 14 de março, por ser considerado uma ameaça - ele estaria tentando comprar armas automáticas para usar no ataque. Ele já havia sido acusado de envolvimento com tráfico de drogas e de participar de uma briga em um bar. Mas como não havia provas, a vigilância foi suspensa em setembro.
Segundo a CNN, ele já havia sido preso em agosto, no sul da Alemanha, quando viajava para a Itália, por portar documentos falsificados. Na ocasião, ele foi liberado por um juiz.
Ele esteve em contato com a rede de um importante ideólogo islâmico conhecido como Abu Walaa, recentemente preso por provável ligação com o Estado Islâmico, de acordo com a revista Sueddeutsche Zeitung.

Documento no caminhão

A polícia começou a procurar o tunisiano após encontrar autorização de residência provisória do suspeito sob o banco do caminhão que atropelou a multidão.
A Alemanha ofereceu, na quarta, uma recompensa de até 100 mil euros (equivalente a cerca de R$ 350 mil), para quem tiver pistas sobre o suspeito.
Na manhã desta quinta, o jornal alemão “Bild” chegou a informar que outras quatro pessoas foram presas. No entanto, o Ministério Público Federal negou as informações. Logo após o incidente, um paquistanês foi detido e liberado no dia seguinte já que a polícia não encontrou evidências relações com o atentado. Na quarta-feira, um outro suspeito chegou a ser detido e liberado.
A caçada internacional ao principal suspeito no ataque gerou questionamentos e a ira da opinião pública na Alemanha, segundo a Deutsche Welle. Muitas pessoas se perguntam como foi possível Anis Amri evitar a prisão e a deportação, embora estivesse no radar das agências de segurança da Alemanha.
Polícia patrulha feira natalina de Berlim, na Alemanha, que foi atacada por terroristas na segunda-feira (19). Feira foi reaberta nesta quinta-feira (22)  (Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters)Polícia patrulha feira natalina de Berlim, na Alemanha, que foi atacada por terroristas na segunda-feira (19). Feira foi reaberta nesta quinta-feira (22)  (Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters)
Polícia patrulha feira natalina de Berlim, na Alemanha, que foi atacada por terroristas na segunda-feira (19). Feira foi reaberta nesta quinta-feira (22) (Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters)

Reabertura da feira

A feira natalina, que fica aos pés das ruínas da igreja Kaiser Wilhelm, no ponto central da Breitscheid, reabriu nesta quinta com o policiamento reforçado. A polícia instalou barreiras de concreto para evitar novos ataques semelhantes. Doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas na noite de segunda-feira.

Vítima israelense identificada

O Ministério do Exterior de Israel confirmou nesta quinta-feira que a mulher israelense que estava desaparecida em Berlim foi identificada como uma das vítimas, segundo a Deutsche Welle.
Dalia Elyakim estava visitando a capital alemã com o marido, Rami. Ele ficou gravemente ferido no ataque e continua hospitalizado, mas, segundo o portal de notícias ynet, não corre mais risco de morrer.
A outra vítima estrangeira foi o motorista polonês Lukasz Robert Urban cujo caminhão foi sequestrado para a realização do atentado. Ele foi encontrado na cabine do veículo com marcas de facadas e tiros de arma de fogo.
Alemanha divulga panfleto com recompensa para quem tiver informações sobre tunisiano.  (Foto: Reuters)Alemanha divulga panfleto com recompensa para quem tiver informações sobre tunisiano.  (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...