domingo, 25 de dezembro de 2016

Faleceu hoje

George Michael, nome artístico de Georgios Kyriacos Panayiotou, foi um cantor britânico que vendeu mais de 80 milhões de discos no mundo todo. 

Falecimento: 25 de dezembro de 2016, Goring-on-Thames, Reino Unido

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Exército nigeriano anuncia resgate de 1.880 reféns do Boko Haram

BPNGSÓ9DADES«»


564 terroristas do Boko Haram foram capturados, diz general.

As tropas nigerianas resgataram, na última semana, 1.880 civis que estavam em poder do grupo islâmico Boko Haram no nordeste da Nigéria, anunciou um comandante do Exército nesta quarta-feira (21).
A operação aconteceu em Sambisa, uma região na selva de cerca de 1.300 km quadrados onde fica o reduto do Boko Haram. Em 2014, esse grupo sequestrou mais de 200 jovens estudantes.
"Em operações realizadas entre 14 e 21 de dezembro de 2016, um total de 1.880 civis foram salvos nas áreas do Boko Haram", declarou o general Leo Irabor em entrevista coletiva na cidade de Borno, capital de Maiduguri.
O militar acrescentou que as operações prosseguem com base na campanha lançada no ano passado para retirar os extremistas islâmicos da região.
Segundo o general Irabor, centenas de rebeldes foram capturados.
"Entre 14 e 21 de dezembro, 564 terroristas do Boko Haram foram capturados e outros 19 se renderam aos nossos soldados. Sete suspeitos de sequestro e 37 estrangeiros também foram detidos".

Movimento jihadista

O Boko Haram é o autor de muitos sequestros, entre eles o de mais de 200 colegiais da cidade de Chibok, em abril de 2014.
Inicialmente seita salafista, o Boko Haram se converteu em movimento jihadista após a morte de seu fundador, Mohammed Yusuf, em 2009.
A violência do movimento e sua repressão já causaram mais de 20 mil mortes e 2,6 milhões de deslocados no nordeste da Nigéria.

Polícia intensifica buscas por suspeito de atacar feira natalina em Berlim

BPNGSÓ9DADES«»

Impressões digitais de Anis Amri foram encontradas em caminhão, diz imprensa alemã. Feira foi natalina foi reaberta nesta quinta-feira.

A Polícia intensificou nesta quinta-feira (22) as buscas pelo suspeito de atacar uma feira natalina de Berlim, na Alemanha. A polícia invadiu casas na cidade de Dortmund, mas promotores negaram relatos de prisões relacionadas com o tunisiano Anis Amri, que estaria conduzindo o caminhão que atropelou a multidão de visitantes na segunda-feira (19), segundo a BBC.
A imprensa alemã afirmou que impressões digitais de Anis Amr, de 24 anos, foram encontradas na porta do caminhão, segundo a Reuters.
A Associated Press afirmou que o tunisiano estava sob investigação desde 14 de março, por ser considerado uma ameaça - ele estaria tentando comprar armas automáticas para usar no ataque. Ele já havia sido acusado de envolvimento com tráfico de drogas e de participar de uma briga em um bar. Mas como não havia provas, a vigilância foi suspensa em setembro.
Segundo a CNN, ele já havia sido preso em agosto, no sul da Alemanha, quando viajava para a Itália, por portar documentos falsificados. Na ocasião, ele foi liberado por um juiz.
Ele esteve em contato com a rede de um importante ideólogo islâmico conhecido como Abu Walaa, recentemente preso por provável ligação com o Estado Islâmico, de acordo com a revista Sueddeutsche Zeitung.

Documento no caminhão

A polícia começou a procurar o tunisiano após encontrar autorização de residência provisória do suspeito sob o banco do caminhão que atropelou a multidão.
A Alemanha ofereceu, na quarta, uma recompensa de até 100 mil euros (equivalente a cerca de R$ 350 mil), para quem tiver pistas sobre o suspeito.
Na manhã desta quinta, o jornal alemão “Bild” chegou a informar que outras quatro pessoas foram presas. No entanto, o Ministério Público Federal negou as informações. Logo após o incidente, um paquistanês foi detido e liberado no dia seguinte já que a polícia não encontrou evidências relações com o atentado. Na quarta-feira, um outro suspeito chegou a ser detido e liberado.
A caçada internacional ao principal suspeito no ataque gerou questionamentos e a ira da opinião pública na Alemanha, segundo a Deutsche Welle. Muitas pessoas se perguntam como foi possível Anis Amri evitar a prisão e a deportação, embora estivesse no radar das agências de segurança da Alemanha.
Polícia patrulha feira natalina de Berlim, na Alemanha, que foi atacada por terroristas na segunda-feira (19). Feira foi reaberta nesta quinta-feira (22)  (Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters)Polícia patrulha feira natalina de Berlim, na Alemanha, que foi atacada por terroristas na segunda-feira (19). Feira foi reaberta nesta quinta-feira (22)  (Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters)
Polícia patrulha feira natalina de Berlim, na Alemanha, que foi atacada por terroristas na segunda-feira (19). Feira foi reaberta nesta quinta-feira (22) (Foto: Hannibal Hanschke/ Reuters)

Reabertura da feira

A feira natalina, que fica aos pés das ruínas da igreja Kaiser Wilhelm, no ponto central da Breitscheid, reabriu nesta quinta com o policiamento reforçado. A polícia instalou barreiras de concreto para evitar novos ataques semelhantes. Doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas na noite de segunda-feira.

Vítima israelense identificada

O Ministério do Exterior de Israel confirmou nesta quinta-feira que a mulher israelense que estava desaparecida em Berlim foi identificada como uma das vítimas, segundo a Deutsche Welle.
Dalia Elyakim estava visitando a capital alemã com o marido, Rami. Ele ficou gravemente ferido no ataque e continua hospitalizado, mas, segundo o portal de notícias ynet, não corre mais risco de morrer.
A outra vítima estrangeira foi o motorista polonês Lukasz Robert Urban cujo caminhão foi sequestrado para a realização do atentado. Ele foi encontrado na cabine do veículo com marcas de facadas e tiros de arma de fogo.
Alemanha divulga panfleto com recompensa para quem tiver informações sobre tunisiano.  (Foto: Reuters)Alemanha divulga panfleto com recompensa para quem tiver informações sobre tunisiano.  (Foto: Reuters)

Após adiamento por resfriado, rainha Elizabeth dá início a viagem de Natal aos 90 anos

BPNGSÓ9DADES«»

Ela foi acompanhada de seu marido, o príncipe Philip, para residência de Sandringham, em Norfolk, no leste da Inglaterra.

A Rainha britânica Elizabeth, de 90 anos, e seu marido, príncipe Philip, de 95, deixaram o Palácio de Buckingham de helicóptero nesta quinta-feira (22), dando continuidade aos planos de viagem de Natal após um dia de atraso por forte resfriado.
Elizabeth, a monarca viva com maior tempo de reinado no mundo, e Philip iriam originalmente pegar um trem de Londres para a residência de Sandringham, em Norfolk, no leste da Inglaterra, na quarta-feira.
"Posso confirmar que a rainha e o duque de Edimburgo deixaram o Palácio de Buckingham e estão viajando para Sandringham", disse um porta-voz do palácio, sem dar mais detalhes.

EU E OS MEUS COLEGAS DESEJAMOS FELIZ NATAL A TODOS TRABALHADORES

BPNGSÓ9DADES«»
#TUFAS# PRAKATA TAWAS É NÓS BOA PASSAGEM DE ANO A TODOS TRABALHADORES DO MUNDO
 BOM PRATO & ANIVALDA

 FELICIANO,JOÃO & BOM PRATO
 FELICIANO & BPNG

 ZHA

 ELTON CORREIA, PANDA & JOÃO

Angolanos são os que mais continuam a comprar em Portugal

BPNGSÓ9DADES«»
Luanda - A crise que o país atravessa não trava o ímpeto consumista dos angolanos em Portugal, que, embora menos gastadores,continuam a ser os turistas que mais compram no país.
Esta é uma das principais conclusões a extrair dos últimos dados da Global Blue, empresa de soluções tax free,segundo os quais nos primeiros sete meses do ano as compras realizadas por angolanos em Portugal representaram37% do total das compras efectuadas por turistas no país, a percentagem mais elevada para visitantes.

A liderança dos angolanos no volume de compras não se estende contudo aos gastos, liderados pelos chineses, quedesembolsam em média mais do dobro (633 euros) dos angolanos (304 euros).

Os dados da Global Blue mostram ainda que a despesa angolana encolheu 30% entre Janeiro e Julho de 2016, emrelação ao período homólogo de 2015.

Cantor Angelo Boss actua em Toronto

BPNGSÓ9DADES«»
Angelo Boss, acompanhado pela banda Drama do Brasil, um agrupamento brasileiro que actua em Toronto, interpretou alguns dos seus sucessos antigos como Massamba, Kimbo Cuia, Big Boss, Cupido, Calor Sensual, bem como Bebedeira do seu último álbum Dança Kizomba.

A fazer coro com o Ângelo Boss, neste festival que atraiu angolanos das cidades de Hamilton, Ottawa, Toronto e arredores, estiveram as cantoras angolanas locais Sweet Maria e Nera Santos.

O artista deverá actual igualmente na cidade de Montreal, província de Quebeque.

Durante o festival, promovido pela Luanda House, uma casa de espectáculos em Toronto, vários artistas da comunidade angolana local tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos ligados a gastronomia nacional, dança e arte. 

Ângelo Boss nasceu em Luanda, estreou-se no mundo musical em 1984 como cantor infantil, quando interpretou a música “Wassamba”. Ele fez parte da primeira delegação de cantores infantis da Rádio Nacional de Angola (RNA) que representou o país num festival de música na Alemanha, em 1985.

Fortuna de membros do regime é superior as reservas do país

BPNGSÓ9DADES«»
Dirigentes têm mais dinheiro que o próprio país
Segundo Rosado de Carvalho neste preciso momento o total dos activos de personalidades angolanas guardados em bancos no exterior é de 28 bilhões de dólares, um valor superior as reservas do país que correspondem a 24 bilhões de dólares americanos. O economista angolano fez esta revelação baseando-se em dados de estudos de uma competente organização internacional, no momento em que respondia as questões dos participantes, que queriam saber do estado da economia angolana.

Rosado de Carvalho avançou com esta comparação quando explicava que a solução da situação do país não passava pelo combate as lojas dos malianos vulgos “Mamadus” quando por outro lado algumas individualidades angolanas denotavam uma conduta antipatriota ao investirem os seus activos no estrangeiro, em detrimento do seu próprio país.

A ideia generalizada é de que Angola foi saqueada ao ponto de os autores deste acto terem mais dinheiro que as reservas do próprio país.


Por outro lado, o economista angolano José Matuta Catua tem defendido, em meios acadêmicos, em Luanda, a entrada em vigor de uma aministia para os crimes econômicos de modo a encorajar que muitas destas individualidades repatriem para o país os seus fundos para estarem guardados em bancos nacionais, permitindo que os mesmos invistam em Angola.

Cidadão angolano retido na Gâmbia

BPNGSÓ9DADES«»
Lisboa - José António Martins Patrocínio, coordenador da OMUNGA, associação angolana de defesa dos direitos humanos, está na Gâmbia desde 18 de Novembro, vindo do Senegal. A partir de lá, viajou por terra até a Guiné-Bissau. Após o seu regresso à Gâmbia, a 6 de Dezembro, o seu apartamento em Bijilo foi assaltado e os seus documentos (passaporte) foram roubados, juntamente com dinheiro, telefone e computador.
Fez as devidas queixas junto da polícia, da imigração e da companhia de aviação. C Contou que, desde que colocou a queixa nas referidas instituições, parecia tudo bem. Contactou os colegas e parceiros em #Angola para que pudessem informar as relações exteriores sobre a sua situação.

Dificuldades burocráticas configuram violação de direitos

Todavia, aparentemente, a resposta foi que Angola não tem representação diplomática na Gâmbia e por isso nada poderia ser feito no momento. Aguardou a possibilidade de regressar ao país a 15 de Dezembro, conforme o seu bilhete de passagem. Infelizmente, como é óbvio, não conseguiu regressar porque, para viajar necessita de um documento que Angola, o seu país, lhe negou. Depois de ter sido impedido de viajar, recorreu novamente à polícia e à imigração que, mais uma vez, não puderam ajudar.

Foi então que se dirigiu ao Ministério das Relações Exteriores gambiano, em Banjul, solicitando apoio. Felizmente, o bom senso e o carinho surgiram. Telefonaram para o embaixador gambiano na Guiné e enviaram as cópias do relatório da polícia e do passaporte. O embaixador gambiano comprometeu-se a entregar no dia 17 de manhã os ditos documentos na embaixada de Angola.

Entretanto, o Ministro da Justiça aconselha que o cidadão angolano se dirija à Guiné para reaver os documentos para lhe possibilitar viajar. Se segunda feira 19 não houver solução, o coordenador da #Omunga passará a viver nas ruas na Gâmbia.
Cidadão português

A esta situação acresce um dado importante: José Patrocínio tem nacionalidade portuguesa. Para além do passaporte angolano, José Patrocínio é titular de Cartão de Cidadão de Portugal e passaporte português, que foi remetido em Novembro na embaixada de Lisboa em Angola para renovação.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Angola precisa de duplicar o número de juízes

BPNGSÓ9DADES«»
O juiz-presidente do Tribunal Supremo, Manuel da Costa Aragão, apelou ontem, em Luanda, para a necessidade de se duplicar o número de juízes actualmente existentes no país a fim de colmatar o défice da classe provocado pela falta de condições de infra-estruturas.
 
O também presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial fez este apelo por ocasião da tomada de posse dos 36 novos juízes de Direito, provenientes de várias províncias do país. 
 
Manuel da Costa Aragão referiu que, apesar de os 36 novos magistrados judiciais recém-empossados reforçarem os 350 juízes já existentes no país, há ainda uma enorme necessidade de se duplicar esse número, em consequência da demanda e da imensidão territorial que o país apresenta.
 
“Precisamos do dobro de juízes que possuímos hoje. Essa nossa necessidade obedece à conjuntura actual. Não temos condições em termos de infra-estruturas para albergar os nossos juízes. Somos poucos e não atingimos ainda os 400”, disse o juiz presidente, apelando para a criação de mais infraestruturas pois, o processo de formação de novos juizes é contínuo.

6.500 cidadãos ficaram sem emprego em consequência da crise

BPNGSÓ9DADES«»
Pelo menos 6.500 cidadãos ficaram sem emprego em consequência da crise no sector da construção em Benguela, revelou à VOA um dirigente sindical.São sobretudo jovens que perderam o emprego devido à crise que mexe com as finanças públicas.
 
No balanço do ano de 2016, o secretário-geral do Sindicato da Construção e Habitação na província de Benguela, Albano Caley, informou que a interrupção de projectos públicos e o fecho de empresas subtraíram 60 por cento da força de trabalho.
 
Albano Caley refere que muitas empresas europeias não cumpriram com as obrigações impostas por lei."Neste momento, estamos entre 6.500 e 6.800 cidadãos entregues à sua sorte. Existem muitas empresas, principalmente as europeias, não pagaram indemnizações e outras obrigações’’, revela o sindicalista.
 
Com um salário mínimo de 16. 820 kwanzas, cerca de 100 dólares no câmbio oficial, o sector da construção não foi, como se sabe, a única vítima do que muitos especialistas chamam de "maldição do petróleo".
 
O governador de Benguela ajuda a perceber a gravidade do problema
"’Foi um ano que começou com a subida do preço dos produtos. Mais de 400 empresas tiveram de abrandar as suas actividades, uma vez que os projectos inseridos no programa de investimentos públicos tiveram de ser suspensos’’, indica o governante.
 
Anjos esperava aplicar um orçamento de 90 milhões de dólares ao longo de 2016, um ano, como diz, ‘’extremamente difícil’’.

Angola regista entrada ilegal de mais de 100 pessoas/dia

BPNGSÓ9DADES«»
O comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Ambrósio de Lemos, afirmou na terça-feira, em Benguela, que Angola regista a entrada ilegal de mais de 100 pessoas/dia, principalmente na fronteira norte e leste.
 
Ambrósio de Lemos considerou preocupante a situação, e fez esta denúncia no município da Baía Farta, no acto de entrega de quatro lanchas de patrulha naval à décima quinta Unidade de Guarda Fronteira.
 
Anunciou, por outro lado, a efectivação de um programa que visa equipar as unidades policiais de Guarda Fronteira com tecnologias de ponta no quadro da cooperação com a Rússia.
 
Do lote de material, destacou câmaras de vídeo/vigilância e viaturas para conter os crimes transfronteiriços com realce para contrabando de mercadorias e combustível.
 
O comandante-geral da Polícia Nacional deixou claro que o país está aberto à entrada de estrangeiros por via legal.
 
A Polícia de Guarda Fronteira está implantada nas 18 províncias do país, com um centro de instrução, 28 subunidades e 215 postos fronteiriços, para garantir a defesa e segurança de cinco mil e 188 quilómetros de fronteiras terrestre e fluvial.

O que a Televisão Privada de Angola TPA não mostra a a SIC mostra pra o ...



BPNGSÓ9DADES«»

ELA ME DISSE

BPNGSÓ9DADES«»
🎶 "Uma taça de chandon (bom) Um calor no edredom (bom) Cê tirando meu batom é bom, bom, bom, bom, bom" 🎶
NATAL FELIZ PRA TODA GENTE BOA.
+244919638763

NOVAS ESPERANÇAS

BPNGSÓ9DADES«»
O Natal é uma porta que se abre para novas esperanças que vão dando a vida um tom sublime de alegria e felicidade!

REI BILLA SASSA PARABÉNS, AMIGÃO!

BPNGSÓ9DADES«»


Cara, você sabe que sempre poderá contar comigo para tudo, seja nos momentos mais difíceis ou nos melhores . Por tudo o que você já fez por mim cara merece mais que essas palavras, mas vim aqui para lhe parabenizar por seu aniversário, que é tão especial para você quanto para mim, e também para lhe desejar tudo o que você merece.

Obrigado por tudo parceiro, que Deus te ilumine, te guie, te guarde, para que você possa trilar o melhor dos caminhos com um futuro próspero. Desejo-lhe felicidades, paz, amor, carinho, dinheiro, tudo o que você merece por ser esta pessoa tão especial.

Parabéns, amigo


A minha visão é tornar a empresa mais lucrativa - PCA da Sonangol

BPNGSÓ9DADES«»
«A minha visão é tornar a Sonangol muito lucrativa. Para isso, uma das coisas que tenho de fazer é assegurar queadquirimos produtos aos preços mais competitivos», disse a líder da petrolífera estatal angolana, em declarações ao jornal inglês “Financial Times”. 

Segundo o diário britânico, Isabel dos Santos já iniciou conversações com vários negociantes de combustíveis,nomeadamente com o holandês Vitol, o maior fornecedor mundial independente. 

Empenhada em "aumentar a competitividade e a qualidade" e em "reduzir os preços", a presidente da Sonangolquebra, assim, a posição quase monopolista da Trafigura, que, contactada pelo diário britânico, recusou comentar asnovas orientações da petrolífera angolana. 

Os ajustes da gestão de Isabel dos Santos passam ainda pelo congelamento da aposta na Puma Energy International,subsidiária da Trafigura com ligações ao general Leopoldino do Nascimento e onde a Sonangol detém 30% do capital. 

"Quando olhamos para os lucros gerados pela empresa [Puma Energy], vemos que não justificam um aumento decapital", avançou a presidente, justificando assim a decisão recente de cancelar uma injecção de capital de 500 milhões de dólares na firma. 

"A nossa esperança agora é ver um futuro para a Puma onde se torne mais atractiva para os investidores", disse Isabel dos Santos.

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...