O realizador sueco Goran Hugo Olsson voltou a abordar Angola num dos seus filmes e trabalho faz parte da programação do DocLisboa.
O realizador sueco Goran Hugo Olsson voltou a abordar Angola num dos seus documentários e o novo trabalho vai ser exibido amanhã, às 19h15, no Cinema São Jorge, na programação do DocLisboa.
Em Fonko, Olsson junta-se a cccccc e Lars Lovén para falar da mais recente revolução da música, que tem lugar hoje no continente africano.
“As novas tecnologias e formas comunicação rápidas lançam super-talentos do continente, espalhando a música, artes e ideias para o resto do mundo”, lê-se na sinopse do documentário rodado em Acra, Lagos, Joanesburgo e Luanda – para registar o desenvolvimento do kuduro na capital.
O filme mostra a relação entre mudanças sociais, a música tradicional e a nova revolução. Tudo isso unido pela voz do nigeriano Fela Kuti, um dos maiores ícones musicais do continente, bem como forte activista político, que morreu em 1997 por complicações devido a Sida. Aqui são resgatadas entrevistas antigas do autor de Underground System.
Recorde-se que Goran Hugo Olsson lançou no ano passado o documentário A Respeito da Violência (Concerning Violence, título original) sobre os processos de independência dos países africanos, incluindo Angola, Moçambique e Guiné.
Nenhum comentário:
Postar um comentário