BPNGSÓ9DADES«»
A "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci é uma das pinturas mais reproduzidas e reinterpretadas do mundo - mas ninguém a fez bem como a artista japonesa Keita Sagaki.
À distância, a réplica de Sagaki parece uma versão de caneta e tinta do original. Mas uma inspeção mais próxima revela que a imagem é composta por centenas de minúsculos personagens de desenho animado. Um desenho de um cão fica ao longo da maçã do rosto de Mona Lisa, enquanto um gato sorridente senta no final do nariz. Um desenho do planeta Saturno pode ser encontrado flutuando em sua testa.
Alguns dos personagens podem parecer familiares para os fãs de anime e manga japoneses. Mas enquanto todos os desenhos em suas obras são tecnicamente originais, Sagaki admite que ele é fortemente inspirado por artistas e coletivos como Osamu Tezuka, Fuji Fujiko e Studio Ghibli.
Alto e baixo, Oriente e Ocidente
A "Mona Lisa" não é a única pintura do Mestre antigo que Sagaki reproduziu usando personagens inspirados em manga. Ele também criou suas próprias versões de "The Last Supper" de Leonardo, "The Birth of Venus" de Botticelli e "The The Birth of Venus" de Hokusai Great Wave off Kanagawa ", entre outros.
Ele começou a reproduzir obras de arte famosas em seu estilo distintivo em 2004, vendo isso como uma maneira interessante de combinar a arte ocidental com os personagens de manga e anime que ele amava quando criança.
"As pinturas ocidentais e a arte japonesa contêm muitos conceitos conflitantes", explicou Sagaki em uma entrevista por e-mail. "As pinturas ocidentais oferecem profundidade, enquanto meus personagens são planas. Mesmo em muitas pinturas japonesas clássicas, a perspectiva não é usada muito".
Esta fusão de obras-primas ocidentais com cultura pop japonesa ganhou fãs de Sagaki em todo o mundo, com sua arte aparecendo em exposições tão distantes como a Alemanha e Portugal. Ele está atualmente se preparando para uma exposição na Fabrik Gallery de Hong Kong, em março, onde ele irá revelar novas obras baseadas em pinturas barrocas. Entre eles estão as reproduções de "Menino com uma cesta de frutas" de Caravaggio, "Menina lendo uma carta em uma janela aberta" de Johannes Vermeer e "Uma mulher que se banha em um fluxo" por Rembrandt.
O curador do show, Jason Sveinn, acredita que o apelo dos desenhos de Sagaki está em parte na forma como eles tratam mangás e anime como formas de arte séria.
"Sagaki realmente sonhava em ser um artista de manga desenhando desenhos animados quando era criança", disse Sveinn em uma entrevista por telefone. "Ele costumava desenhar desenhos animados em seu bloco de notas, e ele pensou para si mesmo:" Talvez eu devesse fazer algo interessante com isso, talvez eu possa aplicar essa técnica a obras que posso ver em um museu ".
Undertones espirituais
Sagaki não produz rascunhos de suas obras de arte. Em vez disso, ele desenha diretamente no papel usando uma caneta preta de 0,015 polegadas, referindo-se a imagens da pintura que ele está reproduzindo. Os desenhos de Sagaki variam em escala, de aproximadamente o tamanho de uma folha de papel A4 para trabalhos enormes de quase 10 metros de largura. Dado que um único erro poderia arruinar um trabalho inteiro, Sagaki toma seu tempo ao desenhar, e alguns trabalhos levam até um ano para completar.
"Sagaki é um exemplo de um verdadeiro artista japonês", disse Sveinn. "O que quero dizer com isso é que ele se separa em seu estúdio, desenho silencioso e pacientemente. Ele está incrivelmente focado".
Essa abordagem é parcialmente inspirada pelo interesse pelo budismo, disse Sagaki. Uma das primeiras memórias é visitar o centro de meditação Toga Meiso no Sato na prefeitura japonesa de Toyama, onde várias mandalas (pinturas budistas intrincadas e ricamente coloridas que representam o cosmos) estavam em exibição. Tal como acontece com a arte de Sagaki, as mandalas são compostas por pequenas partes individuais que se combinam para criar uma imagem inteira.
"Meu estilo e mandalas têm algumas coisas em comum", explicou Sagaki. "Em primeiro lugar, eles são representações muito detalhadas. E no processo de criação, o desenho, para mim, é como a meditação. É exatamente assim que as mandalas foram criadas".
No entanto, a inspiração de Sagaki também está profundamente enraizada na tradição ocidental. Ao decidir qual obra-prima reproduzir, ele usa um conjunto rigoroso de critérios - o mais importante, que a pintura tem que ser famosa.
"Uma imagem que todos conhecem dá origem a uma grande" lacuna "entre olhar de longe quando parece ser uma reprodução direta", disse ele, "e olhando mais de perto quando o detalhe do anime fica claro".
Sagaki também escolhe pinturas que apresentam contrastes rígidos, para que ele possa variar a densidade de seus personagens de anime. Mas, apesar da aparente precisão de suas reproduções, Sagaki admite que ele muitas vezes recria pinturas do Mestre antigo sem nunca vê-los de primeira mão.
"Eu vi o original de antemão para cerca de metade das minhas obras", disse ele. "Mas depois que eu criei meu trabalho, eu quero vê-los. Eu fui ver a 'Mona Lisa'".
A exposição "Descoberta Barroca" de Keita Sagaki está na Galeria Fabrik, em Hong Kong, de 1 de março a 15 de abril.
O melhor Blogue Das novidades Contacto:+244 919 638 763/+244 946 880 757/Bom Prato Nível do Gueto. Angola-Luanda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Musico em Destaque
As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019
BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...
-
BPNGSÓ9DADES«» CONSELHO DOS PAIS Artista: UKV Género: Kuduro Participação: KOCK SY(A Voz do Kuduro Melódico) Produção Musical: Grandes R...
-
BPNGSÓ9DADES«» UKV Apresenta: NDOLO, é mais recente musica do grupo musical conta com a participação do musico Nascy D Nascer. Cantaram em d...
-
BPNGSÓ9DADES«» Artista:Lara C4 júnior ft Meury Título: Somos Felizes Género:zouk Ano do lançamento 2024 FAÇA O SEU DOWNLOAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário