Nas mulheres, a passagem da infância para a adolescência é marcada pela primeira menstruação. É um sinal do corpo de que ele logo estrá pronto para conceber e dar à luz um novo ser. É quando começa a ovulação e a liberação de hormônios que vão preparar a mulher para a vida sexual. O ciclo menstrual tem duração comum de 28 dias, mas pode variar de acordo com cada organismo.
É comum que a mulher se sinta um pouco incomodada no período menstrual e que sofra com a TPM. Apesar de muita gente achar que esta tensão pré-menstrual não exista, ela pode afetar muitas mulheres. E é bom que cada uma se conheça para evitar aborrecimentos maiores para si mesma.
Abaixo citaremos 4 tipos de menstruação que merecem atenção extra e cuidado redobrado.
1. A menstruação ausente.
A falta de menstruação sem nenhum motivo aparente é preocupante. Muitas vezes a mulher que não menstrua apresenta alguma desfunção hormonal importante. Problemas na tireoide deixam mulheres sem menstruar por até um ano. Portanto, se você não está grávida e seu ciclo está ausente, procure o quanto antes seu ginecologista.
2. Cãibras fortes e repentinas.
As tão temidas cólicas são comuns nesse período. Os músculos do útero se contraem para expelir o óvulo que não foi fecundado para dar lugar ao próximo. Estas contrações podem causar um pouco de dor e desconforto. Caso elas sejam muito fortes e te causem náuseas excessivas, procure um médico.
3. Fluxo alto
Mais uma vez um distúrbio hormonal pode estar te afetando. O fluxo intenso pode chegar perto dos efeitos de uma pequena hemorragia e causar maiores problemas. Monitorar o fluxo é de suma importância.
4. Fluxo com odores fortes
A menstruação em si tem um odor característico. A alimentação pode influenciar e modificar um pouco. Mas se o odor for forte e muito desagradável pode estar havendo algum desequilíbrio na flora do local. Agentes infecciosos, como bactéria, também causam mau cheiro na região, portanto procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário