terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Aborto a ser discutido na reunião dos líderes da igreja

BPNGSÓ9DADES«»

Os líderes religiosos convergem para a cidade de Arusha, na Tanzânia, para a 14ª Conferência Mundial sobre Missão e Evangelismo de 8 a 13 de março, com a questão contenciosa do aborto

Isto é depois que o jornal Sunday Gleaner da Jamaica informou que o novo presidente do Conselho de Igrejas do país, Rev Merlyn Hyde Riley, "empurraria os cristãos a repensar a abordagem das mulheres considerando abortos".

Rev Riley é um ministro da Igreja Batista Barbican.


Uma fonte do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) sugeriu que o ministro liderará uma sessão sobre o assunto emotivo na conferência de Arusha prevista para 8 a 13 de março.

Quando os líderes religiosos convergem para a cidade de Arusha, na Tanzânia, para a 14ª Conferência Mundial sobre Missão e Evangelismo, a questão contenciosa do aborto deve surgir.

Isto é depois que o jornal Sunday Gleaner da Jamaica informou que o novo presidente do Conselho de Igrejas do país, Rev Merlyn Hyde Riley, "empurraria os cristãos a repensar a abordagem das mulheres considerando abortos".

Rev Riley é um ministro da Igreja Batista Barbican.

Uma fonte do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) sugeriu que o ministro liderará uma sessão sobre o assunto emotivo na conferência de Arusha prevista para 8 a 13 de março.

POSIÇÃO

Rev Riley teria dito ao jornal: "Qualquer posição que a Igreja adote na questão do aborto, da santidade da vida, dos fundamentos morais, etc., a Igreja também deve prestar atenção e procurar capacitar as mulheres. Muitas mulheres que acabam escolhendo o aborto, tão ilegais quanto são, encontram-se em situações de desespero ... "

Primeiro encontro

Aborto de lado, os mais de 1.000 delegados que descem no Ngurdotu Mountain Lodge & Conference Center têm seu trabalho recortado para eles.

A conferência retornará a África 60 anos após uma similar em Achimota, Gana, em 1958.

Isso foi quase 50 anos depois que os cristãos africanos e asiáticos na Conferência Missionária Mundial de 1910 - o precursor da próxima reunião - contaram a outros cristãos da Europa e dos Estados Unidos: "Por favor, não exporte sua desunião para nós".

A geração pré-independência dos quenianos lembrará um momento em que os cristãos africanos estavam tão divididos ao longo das linhas confessionais que era comum que as crianças caminhassem por quilômetros a fio para participar de uma escola de sua denominação, quando outra escola cristã estava ao lado.

A repreensão em Edimburgo não apenas capturou o clima do momento; Ele estabeleceu o tom para reuniões posteriores, que tendem a ser impulsionadas pela política contemporânea.

ESPERANÇA

O Moderador do Comitê Central do CMI, Dr. Agnes Abuom, recém-nascido do Quênia, recomeça o encontro de Achimota, apenas um ano depois que Gana se tornou independente.

Naquela época, ela diz em um post do site do CMI, a maioria dos estados africanos estava negociando sua independência do domínio colonial.

"Assim, à medida que a igreja africana estava sendo desmamada pelas missões e empresas missionárias, o continente experimentava um vislumbre de esperança em meio a feridas, divisões, deslocamentos de comunidades e estruturas socioeconômicas e políticas injustas", o primeiro leigo, o primeiro A mulher e o primeiro africano a ocupar o cargo de moderador do WCC CentCom dizem.

É significativo que a conferência de Arusha chegue no momento em que a Igreja está passando por "ecumenismo largo".

Conhecida por sua firme posição doutrinária, a Igreja Católica é membro da Comissão sobre Missão Mundial e Evangelismo - convocante da conferência de Arusha.

Não surpreendentemente, portanto, antigos companheiros de cama - católicos, igrejas evangélicas e pentecostais - estarão esfregando ombros como membros cheios da comissão de 25 membros em Arusha.

500º ANIVERSÁRIO

A proposta de reunião em África foi feita em Trondheim, na Noruega, em uma reunião da Comissão de 2016. Explicando "por que a Tanzânia", o diretor da Comissão, Jooseop Keum, disseram que reconheceram o "continente africano como uma das regiões mais vibrantes do cristianismo mundial ... É importante que o espírito da África impregne a conferência do planejamento até a entrega" como um número significativo de falantes e participantes seria da região.

Mais do que isso, a conferência chega ao calor das celebrações de um ano do 500º aniversário da Reforma Protestante, dos quais os luteranos - a comunidade cristã dominante na Tanzânia - foram os principais atores. É, portanto, um tributo apropriado à Igreja Evangélica Luterana na Tanzânia que eles são os anfitriões da conferência.

Os organizadores estarão rezando para que a reunião permita que os participantes aprendam sobre as iniciativas da missão ecumênica africana, que proporcionam esperança para um continente rompido pelo tribalismo e pelo clanismo.

CONFLITOS

A conferência surge no contexto do que o Dr. Abuom descreve como conflitos de alto e baixo perfil, tráfico de seres humanos e migração forçada, racismo e xenofobia, incluindo a pobreza abjeta.

Noção de discipulado

É assim compreensível que ela está desafiando a Igreja a "re-imaginar e re-conceituar a natureza do chamado e da noção de discipulado para mudar a narrativa para uma África melhor, que está ancorada em paz, tranquilidade, dignidade e equidade "Suas palavras sustentam o tema da conferência:" Movendo-se no Espírito: chamado a transformar o discipulado ".

Uma série de conferências seguiram a reunião inaugural de Edimburgo de 1910.

Muito tempo mudou no trabalho missionário cristão desde então.


O Dr. Keum observa que, desde a abordagem precoce à missão que se concentrou na conversão ao cristianismo, a prática da Igreja evoluiu para se concentrar no trabalho com pessoas que vivem em zonas de conflito, nas regiões afetadas pelas mudanças climáticas e em situações onde a sobrevivência econômica é

Nenhum comentário:

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...