Trinta e duas casas estão construídas no projecto habitacional do Zango, em Viana, para realojar igual número de agregados familiares, cadastrados ao longo da vala de drenagem Cazenga/Cariango/Benfica.
O realojamento dos moradores nas novas residências está dependente da conclusão de algumas infra-estruturas para água potável, energia eléctrica e sistemas de rede de esgotos, segundo o director-geral da Unidade Técnica de Saneamento de Luanda, Manuel Van-Dúnem.
O responsável, que prestou essa informação ao Presidente da República, João Lourenço, durante uma visita de campo a vários projectos sociais nos municípios de Luanda, Talatona, Cacuaco, Viana e Cazenga, disse ser fundamental o cadastro actualizado do número de famílias que habita ao logo da vala, por considerar ultrapassados os dados de há três anos que indicavam a existência de 32 agregados familiares por realojar.
Apontou como constrangimento da deficiente drenagem das águas, na vala do Cazenga/Cariango/Benfica, a deposição pelos cidadãos de lixo no seu interior.
As obras de construção da vala, iniciadas há seis anos, estão avaliadas em 136 milhões de dólares e que foram já executadas em 93 por cento, com 264 quilómetros de rede de saneamento.
Ao longo da referida vala será construída a primeira circular da cidade de Luanda, que passará também sobre o rio Kambamba, um projecto orçado cerca de 100 milhões de dólares.
Manuel Van-Dúnem explicou ao Presidente sobre o estado das redes técnicas em curso, concluídas e a vala de drenagem Kilamba, bem como obras de macro drenagem.
Em termos de macro drenagem estão concluídas as valas da Precol, Soroca, Canal de São Pedro, Senado da Câmara, Bairro Nelito Soares e Rio Seco, faltando apenas as do Cazenga/Cariango e Kilamba.
Nesta sua primeira jornada de campo do ano 2018 em Luanda, João Lourenço deslocou-se ao Cassequel do Buraco, distrito urbano da Maianga, onde constatou o estado da escola 1077.
Com o mesmo propósito, visitou o gabinete de reconversão urbana, situado no Futungo de Belas.
A jornada de campo do Presidente, que iniciou às 9h00, teve por objectivo visitas de constatação às centralidades do Kilamba, KK 5000, Zango 8000, escola na Vila Pacífica.
Antes de terminar a sua jornada de campo na 5ª Avenida, no município do Cazenga, ao Presidente da República foi apresentado um projecto de três mil fogos habitacionais, próximo à Centralidade do Sequele, município de Cacuaco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário