quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

RECORDE OS ÚLTIMOS OITO CLÁSSICOS ENTRE FC PORTO E SPORTING NO DRAGÃO

BPNGSÓ9DADES«»
FC Porto e Sporting vão abrir a 25ª jornada da I Liga, num clássico agendado para as 20h30 desta sexta-feira no Estádio do Dragão.
O líder FC Porto e o perseguidor Sporting jogam na sexta-feira uma cartada decisiva na luta pelo título português de futebol, ao defrontarem-se no Estádio do Dragão, na 25.ª jornada, sob o olhar atento do tetracampeão Benfica.
Com cinco pontos de vantagem sobre os rivais lisboetas, a equipa portuense dispõe de uma margem de segurança que falta aos ‘leões’, aos quais, até um empate pode ser comprometedor para a concretização do grande objetivo de voltar a sagrar-se campeão, o que já não acontece desde 2002.
Enquanto sexta-feira não chega, vamos recordar os últimos oito clássicos entre FC Porto e Sporting, no Estádio do Dragão, em jogos a contar para o campeonato. Os Dragões têm um saldo positivo, com sete vitórias e apenas uma derrota (época 15/16).

GIRABOLA'2018: 1.º DE AGOSTO FINALMENTE ENTRA EM CAMPO

BPNGSÓ9DADES«»
A estreia do bicampeão angolano será diante do Progresso do Sambizanga.
Três jornadas depois do início do Girabola, o bicampeão 1º de Agosto só esta quarta-feira entra em campo pela primeira vez, devido ao envolvimento nas Afrotaças nas últimas semanas.
A estreia será diante do Progresso do Sambizanga, às 17h00, no estádio 11 de Novembro, referente à primeira jornada do Girabola'2018.
No entanto, esta primeira exibição dos 'militares' não será plena. A suspensão de alguns dos seus principais ativos por faltarem à convocatória da seleção para o CHAN deixará na bancada, entre outros, nomes como Massunguna, Geraldo e Chow e Natael. Além disso, não terá o técnico bicampeão, substituído por Zoran Maki.
Ainda assim, o 1.º de Agosto é teoricamente um dos principais candidatos ao título desta época a par do Petro de Luanda.
O Progresso do Sambizanga também foi "afetado" pelas Afrotaças, pois coincidiu em duas jornadas estar emparceirado com os representantes nas provas da CAF. Por causa disso, só realizou um encontro até ao momento - empatou 1-1 no campo do recém-promovido Domant do Bengo.

Chuva em Luanda causa mais três mortes

BPNGSÓ9DADES«»
A chuva que caí em Luanda desde a madrugada de hoje, quarta-feira, causou a morte de três crianças, até ao momento, em consequência das inundações e o desabamento de residências, segundo dados provisórios do Bombeiros.
Milhares de residência em todos os municípios foram inundadas, quedas de árvores, entre elas um imbomdeiro, numa residência  no Cazenga.
O governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, está a constatar  as consequências  da chuva a nível da província desde as primeiras horas.
Adriano Mendes de Carvalho  considerou de crítica a situação da rua da  Brigada, as  do Sambizanga, Cazenga e Viana,  na  Comarca, tendo apelado os munícipes a manterem a calma, prevenindo os pais e encarregados de educação a cuidarem das crianças, evitando os banhos e brincadeiras nas  bacias de retenção.
A chuva paralisou o trânsito  em alguns  pontos da cidade  capital,  devido a degradação das vias secundárias e terciárias, no interior dos bairros e a inoperância dos sistemas de esgotos.
De acordo com informações da Unidade de Trânsito a que a Angop teve acesso, regista-se a avaria de viaturas nas avenidas 21 de Janeiro, Deolinda Rodrigues, Ngola Kiluange, kima Kienda, da Brigada, Direita da Samba e na EN 230 ao Norte, Nordeste e Sudoeste.
A está situação, junta-se a existência de buracos e poças de água junto a Comarca de Viana, onde o nível da água cobriu o separador da avenida principal, tendo obrigado os automobilistas a pararem a marcha e a aguardar  que a situação se normalizasse.
Segundo relatos de moradores 10 famílias  estão ao relento no bairro do Tunga Ngo, no distrito urbano do  Rangel,  situação que mereceu a atenção do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho.
No Distrito do Talatona  de acordo com o seu administrador, José Israel,  o cenário não foge aos dos demais bairros: ruas e casas  inundadas, sendo que a  maior preocupação daquela autoridade prende-se  com os mais de 70 moradores que vivem na margem do rio Cambamba, onde a tendência, nesta altura chuvosa, é subir os níveis de água.
Quanto a bacia de retenção do Talatona, o administrador informou que o trabalho de  bombagem terminou terça-feira (27), tendo acrescentado que o transbordo, na semana passada,  deveu-se a um curto-circuito nas máquinas de bombagem.
No bairro da baixa Vidrul, periferia do município de Cacacuo, os moradores vivem um martírio para chegarem a estrada principal, devido a força da  água.
Nesta localidade, centenas de casas foram inundadas, deixando os moradores  sem os seus haveres.
O administrador municipal Belas, Mateus da Costa, informou que a parte  crítica regista-se no KK500 onde os edifícios continuam imersos devido ao aumento do volume de água depois da enxurrada, assim como os bairros Mundial e das Salinas onde centenas de casas encontram-se imersas, deixando ao relento às famílias.
Os automobilistas encontraram grandes  constrangimentos na entrada Pedro de Castro, zona do Largo da Independência (Deolinda Rodrigues), junto ao antigo mercado do Roque Santeiro  e Colégio Sacreberto (EN100 Norte), Fidel de Castro (entrada da Centralidade do Kilamba,  passando pelo supermercado Kero).  Cavalo Branco, Mama Gorda, km 12 (EN 230), Lar do Patriota/Ponte Molhada, Zango/Viana (vila) entre outras.
Indicadores do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica ( Inamet), aponta para a continuidade das chuvas, durante todo dia de hoje, quarta-feira, até às 19 horas, com algum abrandamento.

Chuva deixa bairros nos arredores de Luanda envolvidos por lagoas de água e esgoto

As consequências das fortes chuvas que caem sobre Luanda desde terça-feira continuam hoje a ser vividas pela população, sobretudo nos arredores, com inundações em estradas e casas que tornam obrigatório o uso de galochas para sair à rua.

JES recusa-se a tomar posse no Conselho da República

BPNGSÓ9DADES«»
A Ausência de José Eduardo dos Santos na tomada de posse como membro do conselho da República, nesta sexta-feira (16), esta a ser interpretada em meios competentes do regime angolano como “uma recusa”, “que já se esperava” por se enquadrar em traços de uma alegada supremacia pessoal identificada no antigo Chefe de Estado.
“Eduardistas” alegam  que constituição não manda tomar posse no CR

Eduardo dos Santos deveria tomar passe como membro do Conselho da República em conformidade com o artigo 135 da constituição que estabelece que os antigos Presidentes da República - que não tenham sido destituídos do cargo - devem integrar este órgão colegial de natureza consultiva do Chefe de Estado angolano.


Para além de JES, também estiveram ausentes o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos e o Presidente da UNITA, Isaías Ngola Samakuva. O Primeiro encontra-se na Africa do Sul, em missão de serviço onde assistiu  a tomada de posse do novo Chefe de Estado. Já o líder da UNITA, esteve  ausente por estar há mais de três dias fora do país, em missão partidária.

Quanto  a ausência de José Eduardo dos Santos fontes próximas ao seu circulo de confiança disseram ao Club-K que o antigo Presidente é por imperativo constitucional membro deste órgão de consulta colegial e que a constituição da República não fala em toma de posse para o Conselho da República. “O que existe é a confirmação de uma convocatória para uma reunião do órgão em causa”.

Antecedentes  da Supremacia de JES

José Eduardo dos Santos é conhecido como tendo um sentimento de supremacia para com outros. No passado teve problemas de afirmação com o antigo líder sul africano Thabo Mbeki, ao qual JES recusava-se em efectuar uma visita de Estado a Pretoria por se sentir líder regional. Aos seus consultores de imagem, dizia que fazia gosto   de sair do poder e de conservar um prestigio igualado ao de Nelson Mandela. 

No inicio de 2008, o regime angolano  avançou com uma campanha de “culto da personalidade” de JES fomentada pelo general “Kopelipa”, para a sua promoção como líder regional e africano – estatuto que JES ambicionava e pensava  estar ao seu alcance no seguimento da retirada de Thabo Mbeki do poder. 

Eduardo dos Santos  nunca aceitou estar com Mbeki que na realidade estava num nível  superior ao seu, traduzido no respeito e visão que este ex- Chefe de Estado sul africano teve em criar o NEPAD e de ter transformado a extinta OUA em União Africana.

Outro traço do sentimento de supremacia de JES, para com terceiros,  verificou em Agosto de 2014, quando o então Presidente norte americano  Barack Obama convidou lideres africanos para uma cimeira EUA/África, em Washington. O ex-Presidente angolano foi o único líder africano/convidado que não fez se pessoalmente presente  por as autoridades americanas não atenderem o seu pedido para um encontro em separado com Barack Obama no decorrer da cimeira.


Eduardo dos Santos esteve no poder durante 38 anos. Nos últimos 15 anos da sua governação, apostou no culto de personalidade que o projectava com um líder de características raras e que tudo de positivo que acontecia no país era “graça a sua visão estratégica”. Em 2008, Angola foi qualificada para o Mundial de futebol na Alemanha e o então SG do MPLA, Dino Matross, chegou a usar também esta justificativa de que os jogadores angolanos foram qualificados por terem recebidos conselho estratégicos   de JES.

JES e Paula já não são vistos juntos há mais de cinco meses

BPNGSÓ9DADES«»
José Eduardo dos Santos e Ana Paula dos Santos deixaram de ser vistos juntos, em público, há mais de cinco meses dando azo a versões de que o casamento de 27 anos do ex-casal presidencial estaria  em risco.
Agora vivem em casas diferentes 

O assunto era até pouco tempo tratado por discrição, porém, os primeiros indicadores de um eventual desligamento do casal surgiram na véspera das eleições de 2017 em que Ana Paula dos Santos havia se mudado para Londres a pretexto de acompanhar a gravidez da filha, Joseane. A mesma teria inicialmente se  recusado ir a Luanda para acompanhar o esposo na tomada de posse do novo Chefe de Estado. De acordo com informações plausíveis,  acabou indo a Luanda depois de uma intervenção do cardeal Dom Alexandre do Nascimento que a apelara no bom sentido.

Depois da tomada de posse, cada um foi para destino diferente. JES mudou-se para a sua residência no bairro Miramar e Ana Paula mudou-se para um apartamento, pertencente ao filho Danilo dos Santos, no 15 andar do edifício Solar do Alvalade, em Luanda.

Ana Paula dos Santos vive neste apartamento do filho, na companhia da filha Joseane. A família tem recebido a visita semanal de JES, que ai vai para visitar o neto, primogénito de Joseane.


Em finais de 2017, JES deu prazo a esposa para que regressasse até Dezembro tendo a mesma descumprido. Por outro lado, Ana Paula tem sido vista a adaptar-se a uma rotina mais liberal. Na passagem de final de ano, por exemplo, esteve numa festa de jovens no Parque Heróis Chaves, em Luanda, sozinha ou seja pela primeira vez sem o esposo desde que se casaram. Há cerca de 10 dias circulou um vídeo, em que a mesma esta numa festa novamente sem o esposo, alimentando as suspeitas de crise no seio do ex-casal presidencial.

Morre a jovem acusada de ter envenenado o marido e enteado

BPNGSÓ9DADES«»
Luanda - Romualda Dias dos Santos, até então tida como principal suspeita do alegado crime de que teriam sido vítimas o seu esposo e o seu enteado, de 3 anos, perdeu a vida, ontem, também vítima de envenenamento, segundo familiares.
Quase uma semana depois da morte do marido, Guilherme Dias da Graça, de 34 anos, e do enteado Álvaro Figueiredo da Graça, de 3 anos, por, supostamente, terem ingerido comida envenenada, morreu, no último Domingo, Romualda Dias dos Santos, alegadamente nas mesmas circunstâncias.
A jovem estava a ser acusada pela família do seu marido de ter colocado veneno no alimento por si confecionado, do qual comeram pai e filho, tendo estes sucumbido no local. Segundo Maria Arlete, mãe (e avó) das vítimas, que na altura conversou com o OPAÍS, há envolvência da nora nas duas mortes, porque quando chegou em casa do filho, ela (a nora) manteve a porta trancada e não a queria deixar entrar para ver o que lhes tinha acontecido. A sogra encontrou vómitos no chão do quarto, com cheiro a medicamento forte e, da boca do menino, sem roupa, saía espuma.
A família e todas as outras pessoas que estiveram no local desconfiam que seja veneno. A Polícia levou toda a comida feita e que os mesmos terão comido para as devidas análises laboratoriais. Até ao momento, a família espera pelos resultados da autópsia, para que se proceda o enterro dos dois corpos. Romualda esteve detida um dia, foi ouvida pela Polícia que investiga o caso, mas foi posta em liberdade até que se encontrasse novos elementos que provassem a sua autoria nas duas mortes. Entretanto, no Domingo, segundo uma sua tia, em entrevista a Rádio Luanda, Romualda terá perdido a vida por envenenamento, embora não faça sentido, para si, que tenha bebido do mesmo veneno.
Para a tia da jovem, o veneno, segundo o que lhe confidenciou Romualda, terá sido colocado no caldo feito pelo marido. Assim, ao que parece, depois de acusada, passou à condição de vítima, bem como o filho do casal, de um ano, que também está hospitalizado, supostamente por ter ingerido o mesmo caldo envenenado. “Ela não sabia, ela tinha acabo de sair do hospital e o marido ofereceu-lhe o caldo. Esperamos que a criança sobreviva”, disse.
Importa frisar que, ainda em entrevista ao OPAÍS, a família das duas primeiras vítimas disse que o crime terá sido premeditado, pois a jovem acusada não se deu, sequer, ao trabalho de buscar ajuda dos vizinhos quando o marido e o enteado estavam a desfalecer. Os vizinhos dizem não terem ouvido gritos, nem pedido de socorro.
Aventa-se ainda a possibilidade de a jovem ter pensado apenas em matar o enteado e não o marido, pois a família também encontrou vestígios de ovo (cru) que, supostamente, Romualda tentou administrar ao marido, na esperança de que vomitasse o alimento envenenado. Agora, as duas famílias esperam pelo resultado da autópsia aos três corpos, para que se esclareça a causa das 

PCA da Sonangol crítica gestão da anterior administração

BPNGSÓ9DADES«»
O presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino, adiantou hoje, em conferência de imprensa, os resultados preliminares da auditoria realizada às contas da empresa pública de petróleos angolana, que começou em dezembro e ainda não está concluída, indicando que a dívida atual é de cerca de 4,9 mil milhões de dólares.
 
Saturnino referiu que o Estado angolano injetou 10 mil milhões na Sonangol e que, desse mesmo montante, cinco milhões foram destinados à liquidação antecipada de dívida deixada pela antiga gestão e os outros 50% utilizados para investimentos.
 
Na mesma conferência, o presidente do conselho de administração da empresa aproveitou ainda para tecer duras críticas à gestão de Isabel dos Santos, pelo facto de terem sido gastos, entre novembro de 2016 e novembro de 2017, 135 milhões de dólares em consultorias, tendo sublinhado que detetou “a existência de um número elevado de conflitos judiciais e arbitrais”.
 
Recorde-se que, Carlos Saturnino, que tinha sido afastado da empresa por Isabel dos Santos, voltou a ser reintegrado na empresa pelo novo 

Jovem rapta criança e exige oito milhões de kwanzas

BPNGSÓ9DADES«»
O Tribunal Provincial do Bié, começou a julgar o jovem Abel Soares da Conceição Feijó, de 22 anos, que raptou uma criança de nove anos, e exigiu de resgate 8 milhões de kwanzas.
 O crime ocorreu a 19 de Junho do ano passado, quando Abel arquitectou o rapto de um menor de nove anos, para conseguir algum dinheiro para alegadamente suprir algumas necessidades.  
A escola nº 314, na cidade do Cuito, foi a escolhida pelo raptor que mentiu ao menor a saída da escola, é amigo do pai e poderia levá-lo a casa. Inocentemente o menor aceitou e foi levado a uma casa, onde esteve enquanto Abel exigia da família oito milhões para libertar a criança, caso contrário viajariam ao exterior.
O pai apresentou queixa a polícia, depositou dois milhões e 100 mil kwanza na conta do raptor que na sequência das negociações foi detido.
O julgamento começou hoje, e o jovem arrisca-se apanhar a pena de 12 ou mais anos de prisão efectiva.

Febre angolana chega no Brasil e Rússia

BPNGSÓ9DADES«»
 A febre criada pelos angolanos nas redes sociais, denominada por “Acaba de me Matar”, espalha-se pelo mundo, já é mania no Brasil e Rússia.
 Em Angola as fotos com blocos, tanques, botijas e outros objectos ligeiros e pesados, incluindo retroescavadora, no corpo, como se estivesse morto, ganhou repercussões nas redes sociais, nem as crianças e figuras públicas, ficaram de fora da febre que chega a ser radical. 
Uns inclusive, como observou em alguns perfis a Angola-Online, para merecerem destaques com as partilhas, gostos e comentários, tiram fotos no meio do lixo, lagoa, local de trabalho e outros cenários.
Numa visita feita pela Angola-Online pelas redes sociais, apuramos que a febre já chegou nas terras do Samba (Brasil) e de Putin (Rússia), onde por influência de estudantes angolanos os russos não resistiram. 
Cada um a sua maneira, a febre angolana “Acaba de me Matar”, está viral e espalha-se pelos quatro cantos do mundo.

Qual é a tua opinião em relação a famosa febre?





Base da Sonils está em chamas

BPNGSÓ9DADES«»
Um incêndio de grandes proporções está devastar a sede de Base da Sonils, na Boa Vista, em Luanda.
O incêndio deflagrou por volta das 9 horas, de hoje, cinco camiões cisternas dos Bombeiros tudo fazem para tomar conta das chamas. Segundo alguns moradores em declarações à fonte da Angola-Online, existe no interior alguns trabalhadores, informação ainda não confirmada.
Algumas ambulâncias estão no local, pronto para assistir qualquer vítima.  

Regulador de transito flagrado a pedir gasosa num cidadão



BPNGSÓ9DADES«»

Base da Sonils está em chamas



BPNGSÓ9DADES«»

Godzila do Game ft Nagrelha dos Lambas Tá Em Dia



BPNGSÓ9DADES«»

Edmázia Mayembe Work on Me Oficial Video 2018



BPNGSÓ9DADES«»

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Casal de namoradas pedem-se em casamento, ao mesmo tempo, acidentalmente

BPNGSÓ9DADES«»
Este casal de namoradas publicou um vídeo do momento em que perceberam que planearam pedir-se em casamento ao mesmo tempo, mas sem saberem dos planos uma da outra.

Tori e Berkley, de Austin, no Texas, Estados Unidos, já namoram há quatro anos, e “conseguiram” a proeza de escolher o mesmo dia para se pedirem em casamento.
As duas jovens só assumiram a sua sexualidade, e a relação, há oito meses, tornando a história ainda mais intensa.
Tori escreveu no Twitter que estava a planear o pedido há meses, sem se dar conta de que a namorada, Berkley, também estava a fazer o mesmo.
E tudo aconteceu durante um jogo de Pictionary.
Este casal de namoradas publicou um vídeo do momento em que perceberam que planearam pedir-se em casamento ao mesmo tempo, mas sem saberem dos planos uma da outra.
Tori e Berkley, de Austin, no Texas, Estados Unidos, já namoram há quatro anos, e “conseguiram” a proeza de escolher o mesmo dia para se pedirem em casamento.
As duas jovens só assumiram a sua sexualidade, e a relação, há oito meses, tornando a história ainda mais intensa.
Tori escreveu no Twitter que estava a planear o pedido há meses, sem se dar conta de que a namorada, Berkley, também estava a fazer o mesmo.
E tudo aconteceu durante um jogo de Pictionary.
Tori sugeriu que jogassem Pictionary como parte do seu plano astuto para fazer o pedido. Quando Berkley estava a desenhar no cavalete, Tori atirou palavras como, ‘Proposta’, ‘Casal’, ‘Casar’, antes de ficar de joelhos, enquanto Berkley estava de costas.
Depois do primeiro pedido, as duas perceberam a coincidência que estava a acontecer…
Este casal de namoradas publicou um vídeo do momento em que perceberam que planearam pedir-se em casamento ao mesmo tempo, mas sem saberem dos planos uma da outra.
Tori e Berkley, de Austin, no Texas, Estados Unidos, já namoram há quatro anos, e “conseguiram” a proeza de escolher o mesmo dia para se pedirem em casamento.
As duas jovens só assumiram a sua sexualidade, e a relação, há oito meses, tornando a história ainda mais intensa.
Tori escreveu no Twitter que estava a planear o pedido há meses, sem se dar conta de que a namorada, Berkley, também estava a fazer o mesmo.
E tudo aconteceu durante um jogo de Pictionary.
Tori sugeriu que jogassem Pictionary como parte do seu plano astuto para fazer o pedido. Quando Berkley estava a desenhar no cavalete, Tori atirou palavras como, ‘Proposta’, ‘Casal’, ‘Casar’, antes de ficar de joelhos, enquanto Berkley estava de costas.
Depois do primeiro pedido, as duas perceberam a coincidência que estava a acontecer…
Confere o vídeo:
Depois de fazer o upload do vídeo para as redes sociais, Tori já o cedeu a Ellen DeGeneres, na esperança de conhecer a apresentadora, além de partilhar um link para o seu Paypal, para que as pessoas possam ajudar na festa de casamento, que deverá acontecer em Setembro de 2019.

4 tipos de menstruação que as mulheres devem ter cuidado

BPNGSÓ9DADES«»
Nas mulheres, a passagem da infância para a adolescência é marcada pela primeira menstruação. É um sinal do corpo de que ele logo estrá pronto para conceber e dar à luz um novo ser. É quando começa a ovulação e a liberação de hormônios que vão preparar a mulher para a vida sexual. O ciclo menstrual tem duração comum de 28 dias, mas pode variar de acordo com cada organismo.


É comum que a mulher se sinta um pouco incomodada no período menstrual e que sofra com a TPM. Apesar de muita gente achar que esta tensão pré-menstrual não exista, ela pode afetar muitas mulheres. E é bom que cada uma se conheça para evitar aborrecimentos maiores para si mesma.
Abaixo citaremos 4 tipos de menstruação que merecem atenção extra e cuidado redobrado.
1. A menstruação ausente.
A falta de menstruação sem nenhum motivo aparente é preocupante. Muitas vezes a mulher que não menstrua apresenta alguma desfunção hormonal importante. Problemas na tireoide deixam mulheres sem menstruar por até um ano. Portanto, se você não está grávida e seu ciclo está ausente, procure o quanto antes seu ginecologista.
2. Cãibras fortes e repentinas.

 As tão temidas cólicas são comuns nesse período. Os músculos do útero se contraem para expelir o óvulo que não foi fecundado para dar lugar ao próximo. Estas contrações podem causar um pouco de dor e desconforto. Caso elas sejam muito fortes e te causem náuseas excessivas, procure um médico.
3. Fluxo alto
Mais uma vez um distúrbio hormonal pode estar te afetando. O fluxo intenso pode chegar perto dos efeitos de uma pequena hemorragia e causar maiores problemas. Monitorar o fluxo é de suma importância.
4. Fluxo com odores fortes
A menstruação em si tem um odor característico. A alimentação pode influenciar e modificar um pouco. Mas se o odor for forte e muito desagradável pode estar havendo algum desequilíbrio na flora do local. Agentes infecciosos, como bactéria, também causam mau cheiro na região, portanto procure um médico.

FILHO DO ZUA - MÔ CHERRY REMIX

BPNGSÓ9DADES«»

Filho Do Zua - Mô Cherry Remix

Ficheiro: Mp3
Qualidade: 128 kbps
Lançamento: 2017

New Orleans Pelicans



BPNGSÓ9DADES«»

Albinos vítimas de perseguição em Moçambique

BPNGSÓ9DADES«»
Cerca de 30 mil albinos moçambicanos foram vítimas de discriminação e marginalização e muitos correm risco de vida, denuncia a Amnistia Internacional



Aumentaram os casos de perseguição de albinos em Moçambique, alerta a Amnistia Internacional (AI).
Cerca de 30 mil albinos moçambicanos foram vítimas de discriminação e marginalização e muitos correm risco de vida, denuncia a organização internacional dos direitos humanos no seu relatório anual publicado na quinta-feira.
A Amnistia Internacional afirma que os incidentes de perseguição aumentaram durante 2017 e que pelo menos 13 albinos foram mortos. A maioria dos homicídios ocorreu nas províncias do centro e do norte, as regiões mais pobres do país
Segundo o relatório, "os homicídios foram motivados por superstição ou mitos relacionados com poderes mágicos das pessoas com albinismo".
A AI relata vários casos de raptos e assassinatos, que vitimaram adultos e crianças e denuncia a inércia das autoridades.
"Apesar da indignação da população, o governo fez pouco para resolver o problema. Foi concebida uma estratégia para impedir as mortes, no entanto não foi implementada, alegadamente por falta de recursos", salienta o relatório.

ASSISTA AGORA:

Albinos vítimas de perseguição em Moçambique



BPNGSÓ9DADES«»

Novos vistos para turistas europeus poderem visitar Angola

BPNGSÓ9DADES«»
Decreto presidencial 56/18 estabelece o regime de isenção e a simplificação dos atos administrativos para a concessão de visto de Turismo a partir de 30 de março
Cidadãos de 61 países, incluindo União Europeia, que pretendam viajar para Angola vão ter de apresentar apenas comprovativos de alojamento e meios de subsistência no pedido de visto de Turismo, que será emitido já na chegada a Luanda.
A informação consta do decreto presidencial 56/18, de 20 de fevereiro, a que a Lusa teve acesso e que aprova o diploma que estabelece o regime de isenção e os procedimentos de simplificação dos atos administrativos para a concessão de visto de Turismo, que entra em vigor a 30 de março.
Na componente de simplificação da concessão deste tipo de visto, que abrange estes 61 países, incluindo Portugal, e também Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste, o documento define a necessidade de apresentação, apenas, de comprovativo de reserva de hotel ou de acolhimento por cidadão residente em Angola, de comprovativo de meios de subsistência e de cartão internacional de vacinas atualizado, além de bilhete de passagem de ida e volta e passaporte com validade superior a seis meses.
Acaba, nomeadamente, a necessidade de uma carta de chamada, subscrita e reconhecida em Angola, em que um cidadão residente no país assume a responsabilidade e o convite à visita do cidadão estrangeiro, um dos maiores entraves à entrada de turistas em Angola.
"Além das missões diplomáticas e consulares da República de Angola, o cidadão pode apresentar o pedido de visto via 'online', através do portal oficial do Serviço de Migração e Estrangeiros", estabelece ainda o mesmo decreto.
Neste modelo 'online', após a entrada do pedido, o cidadão recebe pela mesma via uma "pré-autorização de entrada", a qual "deve ser apresentada no posto de fronteira", que no caso da generalidade dos cidadãos estrangeiros é no aeroporto internacional de Luanda.
Depois, "após confirmação", é "aposto o visto no documento de viagem", lê-se ainda.
Estas medidas vão permitir facilitar fortemente o acesso de estrangeiros a Angola, sublinhando o mesmo documento a que "dinamização do setor do Turismo depende em grande medida da política de vistos vigente no país e obriga à adoção de medidas mais flexíveis".
Além disso, tal como a Lusa tinha noticiado anteriormente, a entrada e permanência em Angola, até 30 dias, vai deixar de obrigar à emissão de visto em passaporte para cidadãos de quatro países africanos e um asiático.
De acordo com o mesmo documento, a isenção de vistos aplica-se a cidadãos do Botsuana, Ilhas Maurícias, Seicheles e Zimbabué (África) e Singapura (Ásia).
Angola passa a isentar de vistos de Turismo para estadia até 30 dias por entrada e 90 dias por ano aos cidadãos destes países, com base no "princípio de reciprocidade diplomática".
Desde dezembro, Angola já tinha aplicado idênticas isenções, recíprocas, em acordos com a África do Sul e Moçambique.
O mesmo decreto orienta o Ministério das Relações Exteriores a comunicar aos países visados sobre a isenção e sobre o mecanismo de simplificação dos vistos de turismo, refere a mesma informação.

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...