Em 2014, perguntou a uma vítima de violação por que é que esta não impediu a violação mantendo os joelhos fechados. Demite-se agora. Pelo meio, ainda chegou a ser promovido a juiz federal.
Robin Camp, o juiz que se tornou conhecido por ter perguntado a uma vítima de violação sexual por que é que não manteve os joelhos fechados, demitiu-se, noticia o jornal Guardian.
Os acontecimentos que conduziram a esta demissão ocorreram em 2014, quando num julgamento em que a vítima de violação sexual era uma jovem de 19 anos que fora violada numa casa de banho, durante uma festa.
Robin Camp decidiu, nesse julgamento, absolver o suspeito e não se coibiu de perguntar à vítima por que razão não manteve os joelhos juntos.
Apesar desse episódio, em 2015, o juiz acabaria por subir na carreira, tornando-se juiz federal no Canadá. Pediu a demissão esta quinta-feira.
Num breve comunicado, a que o Guardian faz referência, Camp apresenta a demissão, pedindo desculpa aos que saíram prejudicados naquele julgamento.
"Gostaria de expressar as minhas mais sinceras desculpas a quem, com os meus comentários, magoei", disse. A demissão de Camp aconteceu depois de 19 dos 23 juízes do Conselho Disciplinar terem recomendado o seu afastamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário