sexta-feira, 31 de março de 2017

Após 'polémica' com Quaresma, Raminhos escreve carta aberta

BPNGSÓ9DADES«»

"O humor nunca é uma guerra pessoal", explica o comediante.

Nestes últimos dias, António Raminhos tem estado nas bocas do mundo por causa de uma troca de comentários/piadas com Ricardo Quaresma. Algo que inicialmente começou como uma brincadeira, mas que rapidamente passou a ser polémico por causa da reação negativa de alguns internautas.
Por esta razão, António Raminhos decidiu escreveu uma “carta aberta a todos os que gostam de humor”. Apesar de “não gostar muito de falar a sério”, o humorista tomou essa iniciativa.
“Ainda ontem falei com o amigo de profissão que me contou que tem sido atacado de forma grosseira. No Brasil outro amigo meu tem um novo processo, o Ricky Gervais viu um par de pessoas saírem de um espetáculo por causa de uma piada e a fazerem queixa. O Rui Sinel de Cordes leva sempre por tabela. Vivemos uma época de caça às bruxas, mas às erradas. Acho que falo por 95% de quem vive da comédia quando digo: ‘meus, são só piadas!’”, começou por dizer Raminhos na sua página do Facebook.
“É óbvio que as pessoas vão rir-se do que lhes é alheio e sentir o que lhes é próximo agora isso não quer dizer que não tenha piada! Há gajos de humor que adoro e amigos meus não acham nada de especial e há o contrário. Há piadas que rio outras nem por isso, mas não vou achar que aquele comediante é uma besta por ter dito isto ou aquilo. São só ideias, são só piadas. Não somos políticos, jornalistas opinion makers, críticos sérios ou figura de Estado”, explica Raminhos, referindo ainda que se “preocupa” mais com “gajos que são sérios e íntegros e politicamente corretos e depois batem nas mulheres, roubam, drogam-se, ofendem a família”.
“Quem faz humor limita-se a ver as coisas de modo diferente e criar impacto com aquilo que diz: pode ser riso, pode ser gargalhada, pode ser desconforto com riso... pode ser muita coisa. Agora nuca é real, são só piadas”, frisa.
Na mesma publicação, o humorista revelou ainda algumas curiosidade sobre si, para que as pessoas percebam o seu ponto de vista.
“O meu tio foi comandante dos bombeiros, outro GNR, o meu padrinho padre, tive um irmão deficiente, faço voluntariado, sou dador de medula, já passei noites bem divertidas em bares gay e não é isso que me impede de brincar com qualquer um destes temas. Sou quase vegetariano e gozo com vegetarianos. Brinco com os pais alternativos e defendo essas escolas. Se não me engano, o Rui Sinel de Cordes teve pessoas muito próximas que morreram com cancro e não é isso que o impede. Se eu gosto ou não? Não interessa, há quem goste! E não é por mal, são só piadas!”, reforça.
Segundo António Raminhos, “quem faz comédia está a cagar-se para quem é preto, branco, amarelo, hétero, gay, gordo, magro, rico, pobre”. “O humor nunca é uma guerra pessoal! Isso não quer dizer que sejamos contra qualquer uma dessas ideias ou modos de vida”, continua.
O comediante refere ainda que todos podem “protestar” quando não gostam de uma piada. No entanto, não devem fazê-lo de maneira ofensiva.

E se um dia visse John Legend a cantar numa estação de comboios?

BPNGSÓ9DADES«»

Foi isto que aconteceu a uma série de passageiros em Londres.

Esta semana Jonh Legend protagonizou um momento no mínimo especial. O cantor deu uma espécie de mini concerto na estação ferroviária de St. Pancras.
Assim que os passageiros deram conta da sua presença no local juntaram-se e não se inibiram de filmar o momento que irá ficar para a história.
O músico interpretou sucessos como ‘All of Me’ e ‘Surefire’.
Importa sublinhar que John Legend irá passar por Portugal no dia 14 de outubro. O concerto irá decorrer no Meo Arena em Lisboa e faz parte da digressão ‘Darkness and Light’

Angola vai comprar novos quadros para escolas de todo o país

BPNGSÓ9DADES«»

O Ministério da Educação de Angola vai adquirir centenas de novos quadros para equipar as escolas do país, segundo autorização governamental a que a Lusa teve hoje acesso.

O programa de compra destes equipamentos, cujo valor de investimento não é adiantado na mesma autorização, de 27 de março, envolve a "aquisição de quadros escolares para todos os projetos e programas de alfabetização e escolas secundárias do I e II ciclos".
O ano letivo de 2017 em Angola arrancou oficialmente a 01 de fevereiro, com quase 10 milhões de alunos nos vários níveis de ensino, decorrendo as aulas até 15 de dezembro.
O processo de aquisição deste material, a distribuir por todo o país, já está a decorrer e, segundo a informação consultada pela Lusa, por despacho assinado pelo ministro da Educação, a seleção da empresa fornecedora será feita através de "concurso limitado por convite", conduzido pelo Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística daquele ministério.
Só no programa nacional de alfabetização, Angola prevê gastar em 2017, de acordo com dados do Orçamento Geral do Estado, mais de 2.728 milhões de kwanzas (15,2 milhões de euros).
O ensino em Angola está dividido entre os níveis de educação pré-escolar (três meses a cinco anos de idade), ensino primário (1.ª à 6.ª classe), secundário (7.ª à 12.ª classe) e o ensino superior (que só inicia as aulas em meados de março).
O Governo angolano aprovou em outubro último o alargamento da escolaridade obrigatória até ao 9.º ano, segundo a nova lei de bases do sistema educativo.
O artigo 12 da nova lei refere que a obrigatoriedade da educação passa a abranger a classe da iniciação (último nível do pré-escolar), o ensino primário e o I ciclo do ensino secundário, compreendendo este último da 7.ª à 9.ª classe.
"A obrigatoriedade da Educação traduz-se no dever do Estado, da sociedade, das famílias e das empresas, de assegurar e promover o acesso e a frequência ao sistema de educação e ensino a todos os indivíduos em idade escolar", lê-se.
O anterior regime legal, de 2001, previa a obrigatoriedade do ensino apenas no primário (seis anos de escolaridade), mas a gratuitidade será progressiva.
A gratuitidade do sistema de educação e ensino traduz-se na "isenção de qualquer pagamento pela inscrição, assistência às aulas, material escolar e apoio social, dentre o qual a merenda escolar, para todos os indivíduos que frequentam o ensino primário nas instituições públicas e ensino".

Mas um acidente com o seu Ferrari de 140 mil euros, levou-o a ser preso e a mudar a sua vida para sempre. Depois da má experiência, Mazzy decidiu viajar pelo mundo e foi aí que conheceu aquela que é hoje a única mulher da sua vida. Milena viria a descobrir que tinha um cancro na mama e o homem investiu parte do seu dinheiro em tratamentos que curassem a mulher. A somar a isso, foi diagnosticado ao cunhado um cancro no cérebro para o qual também precisou de ajuda. Depois desta 'experiência' que viveram e, felizmente, ultrapassaram, Mazzy e Milena decidiram ajudar os outros. O sírio doou o dinheiro a outros doentes espalhados pela América do Sul e o casal está a pensar criar uma instituição de apoio a vítimas com cancro em Florianopolis, no Brasil. "Doei todo o meu dinheiro", garante o homem, que se confessa hoje uma pessoa "mais completa" por poder ajudar outros.

BPNGSÓ9DADES«»

A UNICEF alertou hoje que identificou 18.400 casos de cólera e de doenças diarreicas agudas na Somália nos três primeiros meses de 2017, um número acima dos 15.600 registados em todo o ano passado.

A maioria dos afetados por estas doenças são crianças muito pequenas, de acordo com o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Christophe Boulierac.
O porta-voz informou ainda que o seu organismo distribuiu comida terapêutica a 35.400 menores com desnutrição aguda nos meses de janeiro e fevereiro.
Estes números da agência da ONU representam um aumento de 58% da taxa de desnutrição aguda infantil, em comparação com os primeiros meses de 2016.
As crianças que sofrem de desnutrição aguda são nove vezes mais propensas a ter doenças e infeções, por isso "a combinação entre o aumento de casos de cólera e de desnutrição aguda é extremamente perigosa", referiu Boulierac.
A Somália sofre a pior seca registada nos últimos anos, situação que faz os seus habitantes beberem água imprópria para o consumo e, por consequência, a expansão do surto de cólera e de doenças diarreicas agudas.
Além disso, metade da população somali -- mais de 6 milhões de pessoas - também enfrenta uma insegurança alimentar severa como consequência da seca.
As zonas mais castigadas pela escassez de água estão a ser controladas pelo grupo radical islâmico Al Shabab, contra o qual os Estados Unidos irão aumentar os ataques aéreos.
Diante desta decisão dos norte-americanos, o porta-voz da UNICEF advertiu que "quando a violência se intensifica, o trabalho dos funcionários humanitários também se complica" e que uma escalada no conflito "pode ameaçar ainda mais as crianças somalis".
A UNICEF recordou que mais de 130.000 crianças morreram durante a fome que atingiu a Somália em 2011, metade delas sucumbiram antes que a comunidade internacional declarasse estado de emergência.
A maioria das mortes infantis foi causada por diarreia e sarampo.
Atualmente, o organismo da ONU não dispõe de dados relativos ao número de menores que morreram de fome.
Antes deste quadro se instalar na Somália, a UNICEF pediu um aumento no financiamento das suas operações no país para 147 milhões de dólares (137,6 milhões de euros), dos quais recebeu apenas 46% do solicitad

Após acidente, milionário sírio abandona vida de luxo para ajudar outros

BPNGSÓ9DADES«»

Homem já terá ajudado várias pessoas em vários países da América do Sul.

Foi em tempos aquilo a que chamamos de 'playboy'. Natural da Síria, Mazzy Dumato cresceu no Brasil e no Dubai rodeado daquilo de tudo aquilo que queria.
Mas um acidente com o seu Ferrari de 140 mil euros, levou-o a ser preso e a mudar a sua vida para sempre.
Depois da má experiência, Mazzy decidiu viajar pelo mundo e foi aí que conheceu aquela que é hoje a única mulher da sua vida.
Milena viria a descobrir que tinha um cancro na mama e o homem investiu parte do seu dinheiro em tratamentos que curassem a mulher. A somar a isso, foi diagnosticado ao cunhado um cancro no cérebro para o qual também precisou de ajuda.
Depois desta 'experiência' que viveram e, felizmente, ultrapassaram, Mazzy e Milena decidiram ajudar os outros. O sírio doou o dinheiro a outros doentes espalhados pela América do Sul e o casal está a pensar criar uma instituição de apoio a vítimas com cancro em Florianopolis, no Brasil.
"Doei todo o meu dinheiro", garante o homem, que se confessa hoje uma pessoa "mais completa" por poder ajudar outros.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Nicki Minaj assina com prestigiada agência de modelos

BPNGSÓ9DADES«»

Norte-americana dá mais um passo de sucesso na carreira.

A rapper e cantora mundialmente famosa Nicki Minaj continua a gozar de um grande momento de popularidade e sucesso. Desta feita, a norte-americana assinou contrato com a agência de modelos Wilhelmina International, Inc.
Minaj une-se à agência depois de ter entrado para a história por ser a artista feminina com mais temas no top ‘Billboard 100 Hits’, com 74 temas no total.
Em entrevista concedida à revista Vogue, a cantora de 34 anos revelou estar preparada para o desafio de combinar os diferentes trabalhos da sua carreira de cantora, rapper, atriz e agora também modelo. “Adoro a forma como a minha música e a maneira como inspira a minha própria moda”, revelou Nicki. “Estou orgulhosa por assinar com a Wilhelmina", acrescentou a cantora.
Acha que Nicki Minaj tem jeito para ser modelo? Clique na galeria e tire as suas próprias conclusões..

Descoberta nova espécie de tiranossauro

BPNGSÓ9DADES«»

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

Liderado por uma equipa norte-americana, o estudo indica que a nova espécie, denominada 'Daspletosaurus horneri' evoluiu diretamente de um seu parente geologicamente mais velho, uma forma de evolução rara chamada anagénese e que consiste em uma espécie se transformar gradualmente numa nova (através de grande número de mutações).
A equipa, que tem especialistas na evolução e crescimento do 'Tyranossaurus Rex' e dos seus parentes mais próximos da família dos tiranossauros, trabalhou com fosseis bem preservados (um crânio e um esqueleto de um jovem adulto e outro conjunto igual de um adulto, e ainda um maxilar inferior e ossos isolados de espécies jovens).
Os cientistas compararam os crânios do tiranossauro com os répteis da ordem crocodilia (ordem de grandes repteis que surgiram há mais de 80 milhões de anos e da qual fazem parte os crocodilos e jacarés), aves e mamíferos, e socorreram-se de anteriores investigações que combinaram textura com diferentes tipos de cobertura de pele.
"Muita da nossa pesquisa foi além da paleontologia de campo, foi gerada a partir da anatomia comparada laboratorialmente", como a dissecação de aves, a comparação de nervos faciais e artérias, e fomos capazes de reconstruir a nova espécie, disse Jay Sedlmayr, universitário de Nova Orleães.
Segundo o especialista, as pesquisas mostraram que é o nervo trigémeo (um dos nervos cranianos, que controla por exemplo a mastigação) a ter "uma história evolucionária extraordinária" ao desenvolver-se em seis sentidos diferentes em outros tantos vertebrados.
Para deteção de campos magnéticos, nas aves, orientação dos golfinhos, deteção de infravermelhos nas víboras, auxiliar de movimento dos mamíferos através dos bigodes, deteção de movimentos na água por parte dos jacarés, ou transformando a tromba do elefante numa "mão" sensível, exemplificou o responsável.
O 'Daspletosaurus horneri' terá vivido na zona que é hoje Montana, Estados Unidos, há cerca de 75 milhões de anos, com um comprimento de corpo aproximado de nove metros, focinho largo e pequenos cornos orbitais. Um corno grande atrás do olho elevava-se além dos lados da cabeça.
Ainda de acordo com o estudo alimentava-se de outros dinossauros e foi a última espécie a ter evoluído no oeste americano

Ministro da Educação ordena vistorias aos colégios privados em Angola

BPNGSÓ9DADES«»

O ministro da Educação de Angola, Pinda Simão, ordenou vistorias aos colégios privados que lecionam o ensino primário, médio, técnico-profissional e secundário no país, nomeadamente para averiguar se seguem as orientações da tutela.

A ordem consta de três despachos de março assinados pelo ministro e aos quais a Lusa teve hoje acesso, criando comissões técnicas de vistoria, face à "necessidade de implementar maior controlo e rigor nos procedimentos para o licenciamento" destas às instituições privadas de ensino.
Analisar o modelo de funcionamento, as condições de higiene pedagogia, segurança e localização, além de aferir o "cumprimento dos normativos aprovados pelo Ministério da Educação" são competências destas três comissões de vistoria agora criadas.
O ensino em Angola está dividido entre os níveis de educação pré-escolar (três meses a cinco anos de idade), o ensino primário (1.ª à 6.ª classe), o secundário (7.ª à 12.ª classe, incluindo o ensino médio) e o superior.
Coincidentemente, estas comissões de vistoria surgem poucas semanas depois do encerramento compulsivo do colégio privado turco de Luanda "Esperança Internacional", decisão que o ministro do Interior de Angola, Ângelo da Veiga Tavares, justificou, em fevereiro, com questões "bastante gravidade", sem adiantar mais pormenores.
"A questão que fez com que o Governo tomasse a decisão do encerramento do colégio é uma questão de bastante gravidade, não tem nada a ver com quaisquer pressões que o Governo angolano vem sofrendo de qualquer país, mas por questões de natureza factual em que nós não vamos pormenorizar, porquanto existem outras estruturas que estão também a dar tratamento a esta questão", explicou o ministro na altura.
O titular da pasta do Interior reconheceu que o processo de encerramento foi realizado com "alguma irregularidade", causando uma reação de alarido entre pais, alunos e funcionários do colégio.
"A forma como foi feito o processo feriu de alguma irregularidade e causou toda essa reação e temos a humildade de publicamente pedir desculpas aos pais e aos alunos na certeza de que tudo está ser feito para que os alunos não sejam prejudicados, aliás, essa orientação é uma orientação inicial", disse o ministro.
Dois professores do referido colégio começaram a ser julgados em janeiro, na 14.ª secção do Tribunal Provincial de Luanda, por alegadas atividades associadas ao financiamento ao terrorismo internacional e branqueamento de capitais. São associados a um movimento de cariz ideológico, com ligações à tentativa de golpe de Estado falhada na Turquia em julho do ano passado.

Vin Diesel emociona-se ao recordar promessa de Paul Walker

BPNGSÓ9DADES«»

O momento aconteceu esta semana, durante o CinemaCon.~

 Paul Walker morreu num acidente de carro em 2013, no entanto, irá permanecer para sempre na memória e nos corações dos familiares e amigos.
PUB


Ainda esta quarta-feira, dia 29, Vin Diesel não conseguiu disfarçar a emoção ao recordar o ator que perdeu a vida na sequência de um acidente de carro. "Foi o Paul Walker que prometeu oito e isso repetiu-se na minha cabeça o tempo todo”, afirmou, relativamente ao oitavo filme de ‘Velocidade Furiosa’.
"Parte de seu legado está em cada cena que gravamos. Todos lembram-se daquele anjo, que era tão íntegro no conceito de irmandade. É uma coisa linda, que devemos celebrar", disse, já entre lágrimas e acrescentando: "Sinto que ele está a olhar por nós, então não queremos dececioná-lo", concluiu.

José Eduardo dos Santos "ainda não disse tudo" e não sairá tão cedo

BPNGSÓ9DADES«»

O cantor angolano Bonga considera que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que não se apresenta às eleições em Angola, previstas para agosto próximo, "ainda não disse tudo" e não abandonará o poder tão cedo.

"Angola vive um período decisivo, há uma transição de pessoas, depois se saberá se será uma transição de regime", afirmou, em declarações à Agência Lusa, Barceló de Carvalho, ou Bonga, o seu nome artístico.
O músico, que se junta a Paulo Flores num concerto em Lisboa no próximo sábado, disse que "o senhor José Eduardo dos Santos ainda não disse tudo. Ainda tem uma na manga, que vai sair quando ele precisar", e que "continua a ser o patrão máximo de Angola, até prova do contrário".
Também Paulo Flores disse que "nada muda de um dia para o outro" e admite ser "cético" em relação a uma "renovação imediata".
"É importante sabermos nestas eleições o que é um facto, o que são promessas e o que tem a ver com as eleições", disse o músico à Lusa, para quem "a forma como os cidadãos vão escolher ou ter a possibilidade de participar nas eleições já vai indicar até que ponto essa mudança está em curso".
"O poder em Angola está bem montado", disse Bonga, considerando: "os filhos [de José Eduardo dos Santos] têm a banca, e principalmente os comparsas... Ele tem muitos comparsas, incluindo no estrangeiro, e são esses comparsas que fazem movimentar o capital que lhe dá força e poder".
Ainda que João Lourenço venha a chegar à presidência angolana pelo MPLA, Bonga disse acreditar que, "depois das eleições em agosto, a situação em Angola será a do 'vira o disco e toca o mesmo', com muitos falsos amigos a darem força àquele poder, porque ganham dinheiro com isso".
"Gostava de dizer a todas as pessoas com o olho em Angola ou com o verbo virado para Angola, que sejam coerentes consigo próprias, e exijam a democracia que praticam nas suas terras de origem", apela o músico angolano.
"Estou a falar de Portugal, da França, dos Estados Unidos, da Holanda, do Brasil e de outros países que contactam com Angola, que têm interesses em Angola. As democracias antigas não deviam pactuar com estes regimes, deviam impor condições" para a cooperação, acrescentou.
Paulo Flores reconheceu que o país africano "vive uma época muito sensível", mas manifestou uma expectativa diferente em relação ao futuro de Angola.
"Tenho alguma esperança na maturidade da consciência política dos cidadãos angolanos de hoje. Vejo uma vontade muito maior de fazerem parte", afirmou o músico.
Para Flores, a manifestação das mulheres contra a criminalização do aborto no passado dia 18 -- a primeira em muito tempo contra uma posição do partido maioritário que escapou à repressão policial -- é um sinal dessa "clara vontade dos cidadãos participarem, de darem a opinião, e de trabalharem para um futuro melhor".
"Agora, nada muda de um dia para o outro. Por isso, talvez seja um pouco mais cético em relação a essa renovação imediata", disse.
Bonga e Flores vão participar num "Encontro de gerações" que será acolhido por uma sala cheia. A "ideia" do concerto resultou do facto de o primeiro disco de Bonga ter saído no local e no ano em que Paulo Flores nasceu: Angola, 1972.
No sábado, o músico mais jovem vai trazer alguns inéditos e passear-se pela lusofonia e Bonga vai manter-se, como ele diz, no que o "marca". Depois, esperam, um e outro, "vai chegar a hora dos discos pedidos pelos espetadores. Aí vai ser difícil, quando começarem a gritar pelos 'Currumbas', pelas 'Mariquinhas', pela 'Lágrima no canto do olho', aí é que vai ser complicado!"

Respostas a dez perguntas sobre sexo

BPNGSÓ9DADES«»
1 O sexo era o pecado original cometido por Adão e Eva no jardim do Éden?
 Resposta: Muitas pessoas acham que o fruto proibido no jardim do Éden representava as relações sexuais. Mas não é isso o que a Bíblia ensina.
Pense no seguinte: Antes mesmo de Eva ser criada, Deus ordenou a Adão que não comesse do fruto da “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau”. (Gênesis 2:15-18) Visto que Adão estava sozinho, essa proibição não podia se referir às relações sexuais. Além disso, Deus deu a Adão e Eva uma ordem clara para ‘serem fecundos e tornarem-se muitos, e encherem a terra’. (Gênesis 1:28) Será que um Deus amoroso daria ao primeiro casal a ordem de ‘encher a Terra’ — o que evidentemente envolvia as relações sexuais — para depois os sentenciar à morte por obedecerem às suas instruções? — 1 João 4:8.
Por outro lado, foi quando Eva estava sozinha que ela ‘começou a tomar do fruto [proibido] e a comê-lo. Depois deu também dele a seu esposo, quando estava com ela, e ele começou a comê-lo’. — Gênesis 3:6.
Além disso, Adão e Eva não foram censurados quando tiveram relações sexuais e filhos. (Gênesis 4:1, 2) Fica claro então que o fruto que Adão e Eva comeram não representava as relações sexuais, mas era um fruto literal de uma árvore.
2 A Bíblia proíbe o prazer sexual?
▪ Resposta: O primeiro livro da Bíblia diz que, ao criar os humanos, Deus os fez “macho e fêmea”. Deus disse que sua criação era algo “muito bom”. (Gênesis 1:27,31) Mais tarde, ele inspirou um escritor da Bíblia a dar as seguintes instruções ao marido: “Alegra-te com a esposa da tua mocidade . . . Inebriem-te os seus próprios seios todo o tempo.” (Provérbios 5:18, 19) Ao ler essas palavras, você fica com a sensação de que a Bíblia proíbe o prazer sexual?
Os fatos mostram que, além de possibilitar a reprodução, Deus criou os órgãos sexuais de uma maneira que permite a um casal expressar amor e afeição de uma forma prazerosa para os dois. Essas relações podem preencher as necessidades físicas e emocionais de um homem e de uma mulher que têm um relacionamento afetuoso e íntimo.
3 A Bíblia aprova que um homem e uma mulher vivam juntos sem estar legalmente casados?
▪ Resposta: A Bíblia diz claramente que “Deus julgará os fornicadores”. (Hebreus 13:4) A palavra grega para fornicação, por·neí·a, se refere a todas as formas de relação sexual fora do casamento.* Portanto, seria errado aos olhos de Deus um casal viver junto — ainda que tenham a intenção de se casar mais tarde.
Mesmo que um homem e uma mulher estejam muito apaixonados, Deus ainda exige que se casem antes de terem relações sexuais. Foi Deus que nos criou com a capacidade de amar. A principal qualidade dele é o amor. Assim, ele tem bons motivos para insistir que o sexo seja usufruído apenas por aqueles que estão legalmente casados, como o próximo artigo mostrará.
4 A poligamia é aceitável?
▪ Resposta: Por um tempo, Deus realmente permitiu que o homem tivesse mais de uma esposa. (Gênesis 4:19; 16:1-4; 29:18–30:24) Mas não foi Deus que originou a poligamia. Ele deu apenas uma esposa a Adão.
Deus autorizou Jesus Cristo a restabelecer o Seu padrão original de monogamia. (João 8:28) Jesus disse o seguinte ao responder a uma pergunta sobre casamento: “Aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea, e disse: ‘Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne.’”— Mateus 19:4, 5.
Mais tarde, um dos discípulos de Jesus foi inspirado por Deus a escrever: “Tenha cada homem a sua própria esposa e tenha cada mulher o seu próprio marido.” (1 Coríntios 7:2) A Bíblia também diz que um homem casado que recebe responsabilidades especiais na congregação precisa ser “marido de uma só esposa”. — 1 Timóteo 3:2, 12.
5 É errado o uso de contraceptivos?
▪ Resposta: Jesus não disse que seus seguidores eram obrigados a ter filhos. Também nenhum dos primeiros discípulos de Jesus deu algum tipo de orientação nesse sentido. Não há nada escrito na Bíblia que condene o controle de natalidade.
Assim, os casais têm a liberdade de decidir se querem ou não ter filhos. Eles também podem decidir quantos filhos terão e quando. Se o marido e a esposa quiserem usar um método não abortivo de contracepção para evitar a gravidez, isso é decisão e responsabilidade deles.* Ninguém deve julgá-los.— Romanos 14:4, 10-13.
6 É errado fazer aborto?
▪ Resposta: Para Deus, a vida é sagrada, e ele encara até mesmo um embrião como um ser vivo, distinto. (Salmo 139:16) Deus declarou que a pessoa que causasse dano a um bebê por nascer teria de prestar contas a Ele. Assim, aos seus olhos, matar um bebê ainda no ventre é assassinato. — Êxodo 20:13;21:22, 23.
E se numa situação de emergência durante o parto o casal tiver de escolher entre a vida da mãe e a do bebê? Nesse caso, cabe ao casal decidir que vida salvar.*
7 A Bíblia permite o divórcio?
▪ Resposta: Sim, a Bíblia permite o divórcio. Mas Jesus disse que há apenas uma razão aceitável para pôr fim ao casamento: “Todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto em razão de fornicação [sexo fora do casamento], e se casar com outra, comete adultério.”— Mateus 19:9.
Deus odeia o divórcio por motivos enganosos e traiçoeiros. Ele ajustará contas pessoalmente com os que abandonam seu cônjuge sem motivo bíblico, em especial quando fazem isso para ficar com outra pessoa.— Malaquias 2:13-16;Marcos 10:9.
8 Deus aprova a homossexualidade?
▪ Resposta: A Bíblia condena claramente a fornicação, o que inclui as relações homossexuais. (Romanos 1:26, 27; Gálatas 5:19-21) A Bíblia não deixa dúvidas de que Deus desaprova esse estilo de vida, mas também sabemos que ele “amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna”.— João 3:16.
Embora os cristãos verdadeiros não aprovem a homossexualidade, eles mostram bondade a todas as pessoas. (Mateus 7:12) Deus deseja que ‘honremos a homens de toda sorte’. Portanto, os cristãos genuínos não são homofóbicos.— 1 Pedro 2:17.
9 Há algo de errado com sexo por telefone, sexting ou cibersexo?
▪ Resposta: Sexo por telefone envolve falar de modo impróprio sobre sexo ou ouvir mensagens eróticas explícitas pelo telefone. Sexting é um termo que se refere ao uso do celular para enviar imagens eróticas ou mensagens sexualmente explícitas. Cibersexo envolve interação erótica pela internet.
A Bíblia não menciona especificamente práticas modernas como essas. Mas ela diz: “A fornicação e a impureza de toda sorte, ou a ganância, não sejam nem mesmo mencionadas entre vós, assim como é próprio dum povo santo; nem conduta vergonhosa, nem conversa tola, nem piadas obscenas, coisas que não são decentes.” (Efésios 5:3, 4) Coisas como sexo por telefone, sexting e cibersexo promovem um conceito distorcido do sexo e induzem as pessoas a procurar prazeres sexuais fora do casamento. Em vez de ajudar a controlar os impulsos sexuais, essas práticas levam a pessoa a satisfazer desejos egoístas.
10 O que a Bíblia diz sobre masturbação?
▪ Resposta: A Bíblia não menciona especificamente a masturbação— a autoestimulação deliberada que leva à excitação e ao orgasmo. Mas a Palavra de Deus ordena aos cristãos: ‘Amortecei, portanto, os membros do vosso corpo que estão na terra, com respeito a fornicação, impureza e apetite sexual [impróprio].’— Colossenses 3:5.

A masturbação faz a pessoa desenvolver um conceito distorcido e egocêntrico do sexo. A Bíblia nos garante que Deus pode dar “poder além do normal” aos que fazem esforço sincero para abandonar esse hábito.— 2 Coríntios 4:7; Filipenses 4:13.

quarta-feira, 29 de março de 2017

O Sul-Africano Black Coffee É o Rei do Afro-House

BPNGSÓ9DADES«»
Toda criança que mora no meio do nada luta contra o tédio diariamente e sonha com seu dia de fuga. Mas quando esse lugar é um município sujo e pobre da África do Sul, as incríveis festas na praia de Ibiza soam como um planeta alienígena muito distante. No entanto, o DJ sul-africano Nathi Mamphumulo - vulgo Black Coffee - sempre soube que seu futuro seria bem longe de Umlazi, um município fora de Durban, onde ele cresceu. Recentemente, quando sentei com ele numa noite qualquer no Brooklyn, em Nova York, antes dele ir tocar em uma rave, Maphumulo parecia ser a imagem perfeita de um DJ que viaja o mundo todo: jaqueta de couro brilhante, calças verde escuras e um boné de aba reta estampado com o nome de um de seus artistas favoritos, Basquiat.
“Desde pequeno, sempre pensei: Eu não pertenço aqui, minha família não pertence aqui”. Ele disse, se recostando em uma cadeira giratória. Ele logo cedo decidiu transcender suas origens fazendo o que faz de melhor: tocar soulful house em pistas de dança abarrotadas de gente. Hoje, Maphumulo é mais do que um DJ de house music. Ele é um ícone nacional - um exemplo para seus compatriotas do que sul-africanos negros são capazes de conquistar em um país onde as desigualdades pós-apartheid ainda são tão presentes. E o mais impressionante: Maphumulo se tornou o DJ sul-africano mais famoso apesar de tocar com apenas uma mão.
O acidente aconteceu em 11 de fevereiro de 1990, o dia em que Nelson Mandela foi libertado da prisão. O país inteiro estava celebrando e Maphumulo, que na época tinha 14 anos, estava na rua com sua família e amigos. Do nada, um taxi arrancou com tudo em direção a multidão, atingindo Maphumulo e danificando permanentemente sua mão esquerda. Muitos acharam que seu sonho de se tornar um DJ tinha ido para o saco, mas Maphumulo perseverou, ensinando a si mesmo a girar os discos, apesar de sua deficiência. Em uma prova à grande determinação que o trouxe até aqui, exatamente 20 anos depois, Maphumulo virou manchete no mundo todo quando tocou por 60 horas seguidas em uma tentativa de quebrar o recorde mundial Guinness.
Apesar de ser uma das maiores celebridades sul-africanas, foi recentemente que começou a se estabelecer no mercado internacional. Em 2014, graças a uma recomendação do Seth Troxler, Maphumulo completou o rito de passagem dos DJs: tocou na festa Circo Loco na ilha das festas mais badaladas do mundo, Ibiza.
Maphumulo se recorda vividamente de sua experiência em se sentir um estranho no ninho. “Eu estava muito nervoso. Nunca tinha ido para lá. Eu tinha uma ideia diferente do que era a música na ilha - eu achava que era uma cena muito comercial”. Antes de partir para Ibiza, Maphumulo visitou alguns amigos que trabalhavam em uma rádio de dance music tradicional na África do Sul para descolar umas músicas que, achava, seriam boas para seu set. “Eu tinha um repertório do Calvin Harris. Pensei comigo: vou destruí-los”. Ele diz sorrindo. “E daí eu cheguei lá, e a música era muito minimalista. E pensei, nossa, estou em casa.”
Maphumulo começou a fazer música eletrônica em 1997. Um dos seus primeiros remixes era uma faixa de soulful house do Lenny Williams, chamada “Cause I Love You”, que resultou em uma oferta (rejeitada) da Sony Music. Ele estava tocando em uma festa enorme na África do Sul. “Tinha um DJ famoso que não estava feliz com o fato de eu tocar depois dele. Ele tava tipo, ‘Quem é você? O que você vai tocar?’”, disse Maphumulo. “Eu mostrei três CDs meus. Ele não se abalou. Todo mundo tinha uma mochila cheia de gravações.”
Mas quando Maphumulo tocou o remix do Lenny Williams, no final do seu set, levou a plateia a loucura. Um executivo de uma gravadora da Sony o procurou depois e fez uma proposta ali mesmo. Maphumulo recusou. “Eu já tinha meu próprio plano. [Esses caras de grandes gravadoras], especialmente no meu país, querem apenas firmar um contrato. Eu expliquei a ele que tinha minha própria gravadora, e se fosse para fechar algo com ele, teria que ser um acordo de licenciamento. Aquilo o deixou incomodado”, recorda Maphumulo. “Eu sabia o que queria e isso deixava muita gente puto da vida. Eles ficavam tipo, ‘Esse cara, ele sabe demais’”.


Maphumulo credita este senso de independência agressivo a uma antiga experiência com sua ex-banda, o trio de afro-pop SHANA (que incrivelmente significa Simply Hot and Naturally African). O grupo tinha um contrato com a gravadora Melt 2000, e Maphumulo diz que o selo londrino inadvertidamente fez com que eles fossem estereotipados pelo temido rótulo de “world music”. “Assim como qualquer jovem, nós queríamos ser famosos!”, ele exclama. “Não queríamos ser colocados em uma prateleira qualquer.”
Infelizmente, estereotipagem é um problema que muitos artistas sul-africanos enfrentam ao tentar entrar para o mercado global. Maphumulo diz que espera que um dia os artistas sul-africanos sejam reconhecidos por suas próprias qualidades, em vez de serem reduzidos a meros “artistas africanos”. “Se não, nós sempre seremos indicados a um ‘prêmio especial’. Eu fui indicado a um desses pela MTV, e nem sequer botei na minha biografia porque ele não significa nada para mim. Quero estar em uma categoria onde todos estão.”
Há um outro problema parecido na África do Sul, que é a quantidade de artistas sul-africanos representados na mídia ou na rádio. “A música que toca na rádio sul-africana é 20% produzida por artistas locais, e 80% internacionais. Essa é nossa próxima briga.”, ele diz. “É nisso que quero trabalhar agora, mesmo que eu consiga apenas um milhão de assinaturas em uma petição.”
Com sua turnê norte-americana apenas começando e alguns shows em Ibiza marcados para o próximo verão, Maphumulo diz que está pronto para evoluir com o Black Coffee. “Eu sou conhecido na cena de soulful house há muito tempo. Agora estou tocando para plateias maiores. Eu ainda toco músicas autorais, mas quero mudar um pouco o estilo do Black Coffee”. Ele pausa e se inclina para frente em sua cadeira. “Um Black Coffee mais maduro.”

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...