quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Mona Star: o bailarino que se tornou sucesso na produção de Kuduro

BPNGSÓ9DADES«»
 Começou como dançarino tradicional, mas foi a música que o tornou conhecido no mundo do kuduro. O jovem músico e produtor musical afirma que já produziu vários artistas deste género musical como Titica, Puto Português, Tuga Agressiva, Hady Lima, Edy Sex, Zoca Zoca, Madruga Yoyo entre outros. Bebelucho, como também é chamado no seio familiar, sustenta que foi o responsável do aparecimento da cantora Titica no mundo do Kuduro, compondo o sucesso “Chão”
 Pedro Muhongo
Nascido no Marçal, Mona Star, de 26 anos, é o nome artístico de Euclides Afonso Sobrinho, que entrou no mundo da arte como bailarino aos 11 anos. Bebelucho, narra que dançou em vários grupos como os Mini Yaka e Muenho Weto, este sendo o último grupo em que actuou. “Estou a falar do ano 2007 ou 2008. Se vocês [Portal Marimba Selutu] procurassem o professor Sakaneno, ainda irá lembrar-se de mim, porque era um miúdo muito pequeno, que até ele queria levar para o Congo. Esta situação criou uma confusão entre o professor e a minha família.”, recordou, sustentando que sempre dançou com pessoas mais velhas e que hoje quando o vejam, enfatizam: “Este rapaz antes de começar a cantar, era um bom bailarino!”.
O jovem músico adiantou ainda que começou a fazer kuduro em 2008, altura em que compôs, com o seu amigo “Bolo Fofo”, a sua primeira música intitulada “Remexe o Bumbu”. “Cantámos a nossa primeira música no estúdio do Dj Kilamu. Depois, juntei-me com uns jovens daqui da rua de trás, dos Espantalhos: o Navalha, Ressaca, Bebedeira, Gato Fox e outros que nos dirigimos ao Dj Focho, que é o jovem que produziu o sucesso de Agre G, “Do Milindro”, com o Dj MJ.”, explica o artista que viu os seus pais a separarem-se em 2009.
O também produtor acrescentou ainda que antigamente, o kuduro era feito por meio dos grupos, ou seja, se um artista pertencesse a um determinado grupo, teria de cantar com o mesmo. “Comecei a cantar com os “K” [grupo musical], com Mané Trocado, Bebé Strong, Bruno Queimado, Gaivota, em meados de 2010, no Bairro Popular.”, fez saber, sublinhando que com o tempo, surge Dj Devitor com Puto Português, Nacobeta, Zoca Zoca e outros artistas, que só os via pela televisão, numa das festas organizadas no bairro.
TRABALHO COM DJ DEVITOR
Falando em exclusivo ao Portal Marimba Selutu, Mona Star disse que ele e Dj Devitor conheceram-se nesta festa e tornaram-se amigos, depois de uma convivência de 4 meses. “Eu vivia no Bairro Popular, mas a minha frequência era mais nas ‘Bs’, nos Blocos, onde está localizado o estúdio de Dj Devitor [Bairro Nelito Soares].”, contou, sustentando que durante a convivência com Devitor, foram-se conhecendo as suas habilidades, que é compor e produzir, este último característica do Dj.
Quando surgiu o convite para participarem no programa Tchilar, da Televisão Pública de Angola (TPA), o artista conta que estavam num momento de alegria e descontração, quando fez uma estrofe momentânea e o então apresentador, Bemvindo Magalhães, intervindo, perguntou-lhe quem era ele.  “Eu fazia as composições na brincadeira, sempre que alguém me pedisse para cantar. Por exemplo, isto aconteceu com Tuga Agressiva, quando fizemos a música ‘Posso te Rebolar?’, embora ela e o Dj Devitor já tinham um percurso no Kuduro”, justificou, afirmando que explicou a Bemvindo Magalhães que era o artista que tinha composto a letra da música que estavam a cantar naquele momento.
A partir daí, realça o jovem músico, Dj Devitor convida-lhe para ser o compositor da sua produtora. “Combinamos que iríamos trabalhar nas composições completas das músicas. Foi assim que aprece a cantora Titica entre os anos de 2013 e 2014, quando compus a letra do seu sucesso musical de todos os tempos, o “Chão”. Mas antes desta música, primeiro fizemos a música “Afrike Moto”, da cantora Tuga Agressiva.”, esclareceu, prosseguindo que nesta música, colocaram Titica a participar e saiu-se bem. Assim, Titica suplicou a Mona Star para ser o compositor das suas músicas.
Titica até já estava no mundo artístico, porque era bailarina de Própria Lixa e Noite Dia. Mas, fazer música, foi mesmo de lhe ensinar
O também compositor, afirmou que inicialmente, compôs a música “Chão” para Titica e Tuga Agressiva, mas como as duas não se estavam a entender, decidiu dá-la para a primeira cantora. “Então, decidimos não pôr mais Titica a cantar com Tuga Agressiva, desfizemos a dupla. Decidimos deixar cada uma fazer a sua carreira a solo.”, observou, sublinhando que não deu apenas a letra da música, mas também a base rítmica da melodia.
A princípio, contou Mona Star, que tiveram algumas dificuldades, porque Titica não era ainda uma artista com uma prática ou vivência musical. Isto é, cantou a música “Chão” já feita. “Ela foi ensinada a cantar esta música. Titica até já estava no mundo artístico, pois era bailarina de Própria Lixa e Noite Dia. Mas, fazer música, foi mesmo de lhe ensinar.”, enfatiza, recordando que haviam momentos em que ele e Dj Devitor, pensaram em retirar-lhe a letra para atribuir a uma outra artista, porque, justifica, ela não conseguia cantar.
Euclides Sobrinho reforçou igualmente que sempre insistiu que deviam continuar apostar na cantora. Depois de algum tempo, prossegue, ela conseguiu aprender a música e gravaram-na. “Para conseguirmos gravar a música com Titica, praticamente fizemos 3 meses. E a etapa seguinte, era a de procurar um instrumental para a música, porque a mesma me inspirei na música de Nayo Crasy, “A Dança do Chão” .”, elucidou, sustentando que trabalharam até que conseguiram produzir o instrumental.

Nenhum comentário:

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...