O Governo angolano indicou hoje que está a corrigir erros detetados em manuais escolares, como, por exemplo, nos livros de História da quarta e sexta classes, na data referente à morte do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi.
A informação foi avançada pelo diretor do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), Manuel Afonso, salientando que os novos manuais escolares deverão ser introduzidos no âmbito do programa de adequação curricular.
A título de exemplo, acrescentou, no livro de História da sexta classe, a morte do líder fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição angolana, ocorrida a 22 de fevereiro de 2002, vem referenciada com o ano de 2004, o qual provocou controvérsia nos últimos anos, no país.
Segundo Manuel Afonso, a revisão curricular prevê a correção de erros detetados em manuais e a adequação curricular, processo a ser desenvolvido até 2022.
Manuel Afonso disse que já foram realizadas atualizações aos materiais do pré-escolar, do ensino primário, bem como do plano curricular do ensino primário.
O responsável sublinha que essa atualização vem criar um ciclo de vida útil, com histórias que referem à realidade do quotidiano do aluno, contextualizando e facilitando a teoria no processo cognitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário