BPNGSÓ9DADES«»
Virgil Abloh, o aclamado designer de roupas masculinas da Louis Vuitton e fundador e CEO da Off-White, morreu no domingo de câncer, de acordo com um post de sua conta verificada no Instagram. Ele tinha 41 anos.
"Estamos arrasados ao anunciar o falecimento de nosso amado Virgil Abloh, um pai, marido, filho, irmão e amigo extremamente devoto. Ele deixou sua amada esposa Shannon Abloh, seus filhos Lowe Abloh e Gray Abloh, sua irmã Edwina Abloh , seus pais Nee e Eunice Abloh, e vários amigos e colegas queridos ", dizia o post.
"Por mais de dois anos, Virgil lutou bravamente contra uma forma rara e agressiva de câncer, o angiossarcoma cardíaco. Ele optou por enfrentar sua batalha em particular desde seu diagnóstico em 2019, passando por vários tratamentos desafiadores, enquanto dirigia várias instituições importantes que abrangem a moda, a arte, e cultura.
Abloh era um verdadeiro multi-hifenato - primeiro e principalmente um designer de moda, que antes de fazer história como o primeiro diretor artístico negro da Louis Vuitton, fundou a marca cultuada de streetwear Off-White.
Na Louis Vuitton, ele trouxe um grupo demográfico mais jovem, com coleções de roupas masculinas que confundiam os limites entre a alta moda e o streetwear, além de ultrapassar os limites artísticos e desafiar as normas de gênero. Um "babador bordado" brilhante que ele desenhou, por exemplo, tornou-se um ponto de conversa instantâneo quando foi usado por Timothee Chalamet no Globo de Ouro em 2019. Outras versões foram vestidas por Michael B. Jordan e Chadwick Boseman.
Famoso por colaborações cruzadas, um dos maiores legados de Abloh foi sua contribuição para o mundo dos calçados - estabelecendo o padrão para tênis inovadores, edição após edição de designs Off-White x Nike.
Ele também era grande no mundo da música. Como um colaborador de longa data de Kanye West, agora conhecido como Ye, ele trabalhou como diretor criativo para a agência de design do rapper Donda, e desenhou algumas das capas dos álbuns de Ye. Ele também foi um DJ prolífico, tocando em locais ao redor do mundo. Como artista e designer de móveis, ele colaborou com empresas como a Mercedes Benz em um carro-conceito de arte e a IKEA em uma linha cobiçada destinada a pessoas que se mudam para suas primeiras casas.
Tributos choveram da noite para o dia para o falecido estilista, que era um dos homens negros mais poderosos da moda, em uma indústria que notoriamente carece de diversidade. O costureiro do Harlem Daniel Day, conhecido como Dapper Dan, falou direto ao ponto em uma postagem no Instagram, escrevendo "A vida de Virgil foi um testamento de quanto as vidas negras importam, mostrando do que as vidas negras são capazes.
"Sua marcha o levou ao topo da moda de luxo. Virgil começou como um soldado de infantaria, mas morreu como general."
O editor-chefe da Vogue britânica, Edward Enninful, chamou-o de "um gigante entre os homens" no Instagram, escrevendo que Abloh sempre trabalhou "para abrir a porta da arte e da moda para as gerações futuras, para que elas - ao contrário dele, crescessem em um mundo criativo com pessoas para se espelhar. "
A poetisa Amanda Gorman, que usou uma vestimenta vibrante desenhada por Abloh para sua capa da Vogue em maio, escreveu que ela teve o "privilégio" de tê-lo conhecido e de ter usado "uma peça tão linda desenhada em homenagem a sua avó.
"Eu sabia que estava experimentando a honra de usar um designer cujo trabalho transcende tanto o passado quanto o presente."
O grupo de luxo LVMH, dono da Louis Vuitton, tuitou sobre sua morte e, em um comunicado, citou o presidente da LVMH, Bernard Arnault: "Estamos todos chocados com essa notícia terrível. Virgil não foi apenas um designer gênio, um visionário, ele também foi um homem com uma bela alma e grande sabedoria. "
A LVMH adquiriu uma participação majoritária na Off-White em julho em um acordo que todos os lados esperavam que iniciasse um novo capítulo.
"Também estou honrado em usar esta parceria para aprofundar meu compromisso de longo prazo para expandir oportunidades para diversos indivíduos e promover maior equidade e inclusão nas indústrias que atendemos", disse Abloh na época. "Esta é uma nova plataforma incrível para levar a ruptura que alcançamos juntos a um nível totalmente novo."
Abloh, filho de imigrantes ganenses, nasceu em 1980 em Rockford, Illinois. Ele se formou em engenharia civil pela University of Wisconsin-Madison e concluiu um mestrado em arquitetura no Illinois Institute of Technology; uma base que mais tarde influenciaria sua prática mais ampla.
"Minha trajetória de carreira começou no design em um sentido multidisciplinar mais tradicional, dentro da arquitetura e da engenharia antes de eu (começar na) moda", disse ele à CNN em uma entrevista para 2020.
"Eu vejo meu trabalho como metafórico - o que pode existir em diferentes disciplinas de design, como você pode formar uma nova linguagem de design e envolver um público mais jovem, através de ícones, usando algumas técnicas e investigações diferentes."
Abloh foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes da revista Time em 2018, e o Museu de Arte Contemporânea de Chicago apresentou uma exposição do trabalho de "artista e designer que dobra o gênero" em 2019.
Antes de sua morte prematura, ele estava trabalhando nos planos para um desfile de moda em Miami, Flórida, para coincidir com a inauguração de uma nova loja masculina Louis Vuitton na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário