BPNGSÓ9DADES«»
Hyundai e Kia parecem estar ficando grandes com seus futuros SUVs elétricos. Os irmãos da montadora sul-coreana revelaram grandes veículos-conceito SUV elétricos no Salão do Automóvel de Los Angeles na quarta-feira que, disseram as duas empresas, oferecem uma prévia de modelos futuros reais.
O conceito Hyundai Seven não tem volante, mas sim uma alavanca de direção, que se dobra para uma direção autônoma. Seus assentos traseiros são dispostos como um sofá secional, dobrando-se em forma de L ao redor do canto traseiro do SUV.
O Kia EV9 é menos fantasioso. Tem um volante retangular - veículos-conceito raramente têm volantes redondos - e assentos dispostos em fileiras como os de um SUV real
Hyundai e Kia são empresas estreitamente relacionadas e costumam compartilhar a engenharia de seus veículos. A empresa-mãe da Hyundai, Hyundai Motor Group, possui uma grande parte da Kia, e ambas tiveram grande sucesso com grandes SUVs crossover movidos a gasolina. Mesmo antes de o chip de computador global causar atrasos na produção de praticamente todos os fabricantes de automóveis, a Kia teve problemas para manter seu popular SUV Telluride em estoque porque a demanda era muito alta. O crossover de três fileiras Palisade da Hyundai, que compartilha muito de sua engenharia com o Telluride, também vendeu bem.
E ambos querem continuar com esse sucesso mesmo na transição para veículos elétricos. Esses são claramente veículos-conceito, em vez de modelos de produção, mas as montadoras dizem que oferecem pistas para produtos futuros reais. Os conceitos estão cheios de recursos que provavelmente não o tornarão em um SUV de produção. Ambos têm portas que se abrem para fora a partir do centro, como portas de celeiro, sem pilar central.
"Não há como negar que as marcas sul-coreanas tiveram recentemente um sucesso um pouco maior do que o esperado no segmento de SUVs de grande porte", disse Jessica Caldwell, analista da indústria do site automotivo Edmunds.com. "Embora ambos os veículos-conceito pareçam estar muito longe da produção real, eles são indicadores positivos de que Hyundai e Kia estão pensando em aumentar sua base de clientes e expandir sua linha de produtos SUV para incluir versões eletrificadas no futuro."
Hyundai e Kia descreveram esses conceitos como compartilhando a mesma engenharia subjacente, chamada de "E-GMP" ou Electric Global Modular Platfor. Uma plataforma de engenharia de veículos elétricos básicos altamente flexível, que pode ser usada para criar uma variedade de modelos de tipos e tamanhos amplamente diferentes.
O conceito Hyundai Seven foi projetado para oferecer uma experiência de "lounge premium", de acordo com a Hyundai. Lâmpadas embutidas no interior das portas espalham um brilho quente quando as portas se abrem. Há uma pequena geladeira e um compartimento para cuidar dos sapatos para limpar e refrescar os calçados dos ocupantes. No teto, há uma enorme tela de vídeo que os ocupantes podem recostar e assistir.
Também existe uma grande preocupação com a higiene. O fluxo de ar pode ser separado para ocupantes dianteiros e traseiros para evitar contaminação cruzada. Luzes ultravioletas integradas podem higienizar o compartimento do passageiro e também existem compartimentos de higienização para matar germes em pertences pessoais.
O Kia Concept 9 tem recursos que parecem mais normais. Kia se orgulha de sua capacidade de carregamento rápido, indicando que será capaz de ir de apenas 10% de carga a 80% em menos de 30 minutos. Quando estacionados, os assentos podem ficar voltados um para o outro para uma conversa fácil. Em vez de uma tela, o teto tem um grande teto solar panorâmico, um recurso oferecido em muitos SUVs atualmente.
Tanto a Hyundai quanto a Kia esperam começar a vender novos carros elétricos pequenos baseados na mesma plataforma E-GMP no início do próximo ano. Nenhuma das montadoras disse quando, exatamente, eles poderiam começar a oferecer grandes SUVs elétricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário