terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Diamante 'gigante' é encontrado em Angola

BPNGSÓ9DADES«»

A DESCOBERTA DO MAIOR DIAMANTE EM ANGOLA

A ENDIAMA E.P, empresa diamantífera estatal angolana, anunciou ontem, em Luanda, a descoberta do maior diamante jamais encontrado em Angola.
O diamante aluvionar de 404,2 quilates foi extraído no Projecto Lulo, na Província da Lunda Norte, e é o maior registado em Angola a 100 anos de exploração diamantífera, e encontra-se na escala do 27º lugar, os maiores extraídos até à data no mundo, e salta na história australiana que nunca teria encontrado uma pedra preciosa de tal dimensão.
O maior diamante encontrado anteriormente no Lulo tinha 133.4 quilates, mas o record anterior pertencia a um diamante registado com o nome "Estrela de Angola”, de 217,4 quilates, veio da mina de Luarica, em 2007.
A concessão do Lulo é de 3,000 km², e opera no âmbito de uma associação em participação entre a Endiama com (32%), a Lucapa Diamond Company Limited, empresa sediada na Austrália com (40% e operadora), e a Rosas & Pétalas com a quota de 28 por cento.
Entretanto, o PCA da Endiama, Engenheiro António Carlos Sumbula, afirmou que a recuperação do diamante de 404,2 quilates constitui um marco importante no crescimento e desenvolvimento da indústria diamantífera no país.
“Estamos muito felizes por termos recuperado o maior diamante jamais descoberto em Angola. Este é um passo significativo para o nosso país, a nossa indústria e o Projecto Diamantífero do Lulo”, frisou.
“O campo de diamantes do Lulo constitui um exemplo do que gostaríamos de mostrar ao mundo a fim de encorajar o investimento internacional na indústria de mineração de diamantes em Angola", acrescentou  o Engenheiro Sumbula.
Já o PCA da Lucapa Diamond Company Ltd, Stephen Wetherall, disse que a Lucapa e os seus associados no Lulo, a Endiama e a Rosas & Pétalas, estam extremamente orgulhosos em terem recuperado um diamante tão excepcional. 
“Sempre destacamos as particularidades muito especiais do depósito de diamantes do Lulo. E esta descoberta, assim como as outras de diamantes superiores a 100 quilates extraídos em menos de um ano constitui mais uma prova desse facto, afirmou Wether.
“E, enquanto continuamos a explorar estes diamantes aluvionares excepcionais dos Blocos de Mineração 6 e 8 do Lulo, continuamos igualmente a avançar com o nosso programa de prospecção sistemático para encontrar a fonte destes diamantes", disse. Por sua vez o PCA da Rosas & Pétalas, Celso Rosas, considera-se orgulhoso pelos resultados magníficos alcançados no Lulo desde o início da exploração em 2015, após ter recebido o respectivo título de exploração em Novembro de 2014. 

Nenhum comentário:

Musico em Destaque

As Melhores de Bom Prato Nível(Álbum)2019

BPNGSÓ9DADES«» C.O do nosso Blog disponiblizou na manha de Terça Feira, o seu mais recente Álbum intitulado as melhores de Bom Prato Nív...