O
fabricante de automóveis Ford Motor Company anunciou esta terça-feira
que vai ter automóveis sem condutor disponíveis para serviços de
partilha de veículos ('ride-sharing') até 2021.
A
empresa salientou que este objetivo vai ser conseguido reforçando os
investimentos em tecnologia e duplicando a equipa que está a trabalhar
no departamento de carros autónomos em Silicon Valley.
"Acreditamos
que os veículos autónomos vão ter um impacto tão significativo na
sociedade como a linha de montagem da Ford teve há 100 anos", disse o
presidente da empresa Mark Fields.
"Estamos
empenhados em pôr na estrada um veículo autónomo que possa melhorar a
segurança e resolver os desafios sociais e ambientais de milhões de
pessoas e não apenas os que podem pagar veículos de luxo", acrescentou.
Como
parte desta missão, a Ford associou-se à gigante chinesa da Internet
Baidu para injetar 150 milhões de dólares (125 milhões de euros) na
Velodyne, uma empresa norte-americana especializada em sensores de
carros sem condutor.
A Baidu, que
investiu no serviço de transporte privado Uber, adiantou num comunicado
que estava a testar uma frota de veículos autónomos na China e pretende
promover o uso seguro desta tecnologia a uma escala global.
O
primeiro veículo totalmente autónomo da Ford não vai ter volante, pedal
do acelerador ou pedal do travão, de acordo com o fabricante.
O automóvel está a ser desenhado para serviços de partilha de veículos, como a Uber.
A
Ford tenciona triplicar a sua frota de teste de veículos autónomos este
ano, pondo nas estradas dos estados norte-americanos do Arizona,
Califórnia e Michigan cerca de 30 Fords Fusion Hybrid.
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