Lil Soldier considera-se o primeiro rapper gospel angolano a participar no Festival Internacional de Música Gospel, em Portugal. O jovem conta que ganhou muitos fãs com a música ‘Verdade Divina 2’, um repúdio à música de Kid MC.
Natural do Uíje, município do Sanza Pombo, Lil Soldier partiu para Luanda aos 8 anos de idade, numa altura que o freestyle de rua ainda se fazia sentir nos bairros da capital.
Encantado com o movimento cultural Hip Hop, começou a dropar em 2002, mas se assume apenas como rapper três anos mais tarde (aos 13 anos de idade), quando grava a sua primeira mixtape com seis faixas musicais. Porém, nunca chega a lançar.
Considerando-se rapper “secular”, nessa altura, converteu-se ao cristianismo e levou o seu estilo musical para a religião, embora numa versão gospel, mas encara muitas barreiras para ser aceite.
“A Igreja é uma instituição muito conservadora, por isso foi difícil aceitarem-me”, lembra o MC.
O também produtor musical conta que só conseguiu convencer os responsáveis da sua congregação, depois de levar à Praça da Independência a mixtape intitulada ‘Soldado de Cristo Vol. I’. Com esta mixtape, Lil Soldier representou Angola no Festival Internacional de Música Gospel, realizado em Portugal, onde alcançou o terceiro lugar, depois de Canada e Brasil, com a música ‘Aleluia’.
“Continuei a trabalhar e gravei a música Verdade Divina 2, uma resposta directa as convicções do rapper Kid MC que acabava de lançar a música Verdade Divina, do álbum Dois Lados da Mesma Moeda, cuja letra acusava Deus de ser um criador maldoso e responsável por todas as calamidades do Universo”, disse.
Para si, a letra do também conhecido por ‘Incorrigível’ levaria muita gente a abrir um conflito psicológico e espiritual sobre quais são os reais princípios de Jeová para com a humanidade.
Questionado sobre qual foi a reacção do colega, Lil conta que teve acesso a um vídeo no qual Kid MC chamava-o de precipitado devido o repúdio.
“No vídeo que recebi via WhatsApp, enviado por amigos, assisti a má interpretação que Kid teve sobre mim. Ele pensou que o meu objectivo era ganhar fama, quando sou apenas um servo a serviço de Jesus. Para já, fui muito educado para com ele!”, Observou.
Lil Soldier conta com duas mixtapes no mercado, nomeadamente ‘Soldado de Cristo Vol. I’ e ‘Soldado de Cristo Vol. II’, e acaba de gravar o volume III, ainda sem data para o seu lançamento. Por outro lado, está a trabalhar no projecto ‘Embaixada do Rap’, um programa de freestyle onde falarão exclusivamente de Cristo.
“Há uma verdade que as pessoas precisam saber. Em Angola já se ganha dinheiro com o Gospel”, revelou.
Reside em Viana, Lil Soldier, de 26 anos de idade, tem um percurso estudantil conturbado devido a música. Desistiu do Ensino Superior por cinco vezes e rejeitou uma bolsa de estudo para Polónia, onde estudaria Telecomunicações, e outra para o Brasil, onde frequentaria Enfermagem. O que lhe valeu o desprezo dos familiares por muito tempo.
Hoje, o também professor de Matemática do 6 escalão, do ensino público, orgulha-se das decisões que tomou, embora desaconselha a outros jovens de o seguirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário