O Presidente do Zimbabué está em Singapura por razões médicas, o que está a suscitar dúvidas entre a oposição zimbabueana sobre se Robert Mugabe, de 93 anos, ainda tem capacidade para governar o país.
Segundo a imprensa estatal, que cita uma declaração do Ministério da Informação local, o presidente mais velho do mundo deixou Harare na sexta-feira passada para efetuar "exames de rotina" em Singapura, onde se deslocou pela terceira vez este ano, e que regressará ao Zimbabué até ao final da semana em curso.
Mugabe, no poder desde 1980, tinha previsto uma intervenção num comício na próxima sexta-feira, evento que acabou por ser cancelado devido à deslocação a Singapura.
A oposição zimbabueana considera que Mugabe é um "Presidente não residente", devido às frequentes ausências do país, manifestando dúvidas sobre se a saúde do chefe de Estado ainda lhe permite manter o controlo do país, convidando-o a resignar.
Mugabe já disse que vai recandidatar-se nas próximas eleições presidenciais, a realizar em 2018, sublinhando que continua apto para o fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário