BPNGSÓ9DADES«»
As chamas causaram uma queda de 315 pés.
O incêndio começou às 6:50 da tarde. hora local segunda-feira, disse o corpo de bombeiros de Paris, e continuou a queimar horas depois.
Um oficial de bombeiros francês disse a repórteres que a estrutura principal da catedral foi salva e que as duas principais torres icônicas estão intactas e foram salvas.
A prefeita francesa Anne Hidalgo disse que as autoridades estavam evacuando as pessoas de prédios da região - incluindo casas próximas à catedral.
As chamas sobem durante um incêndio na catedral de Notre-Dame em Paris, o 15 de abril de 2019.
Grandes multidões começaram a se reunir em torno da cena. Alguns membros da multidão começaram a cantar hinos enquanto a catedral queimava.
Um homem assiste a catedral de Notre-Dame queimar em Paris, 15 de abril de 2019.
O presidente francês Emmanuel Macron expressou tristeza ao ver a morte do prédio histórico, dizendo que captura a "emoção de toda uma nação".
"Pensando em todos os católicos e em todos os franceses", escreveu Macron. "Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite para ver parte de nós queimando."
Segunda-feira é o começo da Semana Santa, o período mais ocupado e importante do ano litúrgico. A Páscoa é no domingo.
Bombeiros douse chamas da catedral de Notre Dame em Paris, 15 de abril de 2019.
(Benoit Tessier / Reuters) Bombeiros apagam chamas da catedral de Notre Dame, em Paris, em 15 de abril de 2019.
A americana Kelly Weymouth, que atualmente está estudando no exterior em Paris, disse que estava fazendo um cruzeiro ao pôr-do-sol no rio Sena com a mãe quando o incêndio começou.
Em um ponto, quando o tráfego no rio foi interrompido, Weymouth e cerca de 40 passageiros de todo o mundo assistiram horrorizados por cerca de 45 minutos, quando o incêndio destruiu a catedral, disse ela.
Os franceses que estavam no barco começaram a soluçar e abraçar um ao outro, disse Weymouth, descrevendo o momento como "muito intenso".
Uma imagem tirada de uma tela de televisão mostra uma vista aérea da Catedral de Notre-Dame envolta em chamas em 15 de abril de 2019, na capital francesa Paris.