Ninguém sabia que este operário finlandês era secretamente um artista até falecer, deixando para trás uma floresta inteira cheia de suas esculturas.
Veijo Rönkkönen foi considerado um recluso. Ele trabalhou por 41 anos em uma fábrica de papel e quase não chegou a lugar nenhum ao longo de sua vida, exceto para trabalhar e voltar para sua fazenda. Ele nunca foi treinado como artista, mas quando ele morreu em 2010, ele deixou para trás o que é basicamente um museu ao ar livre.
Parque de Esculturas Veijo Rönkkönen
A floresta ao redor de sua casa está repleta de esculturas de figuras humanas de todas as idades e culturas retratando todo tipo de emoção que você possa imaginar.
Nascido em 1944, Rönkkönen começou sua carreira na fábrica com a tenra idade de 16 anos. Diz a lenda que ele usou seu primeiro salário para comprar sementes de maçã e um saco de concreto e assim começou seu jardim de esculturas, que ele nutriu incansavelmente por meio século.
Parque de Esculturas Veijo Rönkkönen
Agora conhecido como o Jardim de Esculturas Veijo Rönkkönen, o local atrai cerca de 25.000 pessoas por ano. Os visitantes são atraídos não apenas pela arte, mas pela atmosfera dos próprios bosques, assombrados pela comunidade de figuras que as próprias mãos de Rönkkönen moldaram tão cuidadosamente.
A obra de arte é vista por muitas pessoas como um pouco estranha. As crianças se abraçam no ar, enquanto os adultos mais velhos se sentam em trajes tradicionais. Alguns têm bocas cheias de dentes humanos reais, que parecem sorrir para os transeuntes. Outros têm alto-falantes dentro, que murmuram sons incompreensíveis.
Parque de Esculturas Veijo Rönkkönen
Há até uma área que abriga 255 figuras quase nuas praticando yoga. Yoga é na verdade um dos únicos hobbies de Rönkkönen que conhecemos, além, é claro, da arte.
Parque de Esculturas Veijo Rönkkönen
Rönkkönen é mais que uma instalação ou um parque de esculturas; é uma comunidade e, embora algumas obras de arte sejam perturbadoras, a floresta é inquestionavelmente mágica, uma fusão de muitos mundos diferentes reunidos em um só lugar. Isso é especialmente significativo, considerando que é um mundo externo que o artista nunca experimentou na vida real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário